RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - O Valor do Patrimônio Cultural Brasileiro é tema discutido com a @katiasbogea na live da @fundaçãobrasilmeuamor


Fonte: Instagram https://www.instagram.com/fundacaobrasilmeuamor/

O que é Patrimonio Cultural? Qual a importância deste Patrimônio para uma nação? O que estamos fazendo para preservar e defender o nosso Patrimônio Cultural? A série de lives #AbraSuaCabeça, da Fundação Brasil Meu Amor, que acontece sempre às quintas-feiras - 19h, trata de temas ligados à cultura, educação e desenvolvimento do Brasil. Nesta semana, o assunto abordado será “O Valor do Patrimônio Cultural Brasileiro”, com a historiadora, Kátia Bogéa.

A live será uma boa conversa sobre o conceito e a construção do patrimônio cultural brasileiro. Abrindo a nossa cabeça para a ideia de que patrimônio não está ligada apenas ao conceito de excepcionalidade, mas, principalmente, ao exercício de cidadania. Também será discutida a dimensão territorial desse patrimônio e a sua integração às demais políticas públicas, em busca de uma relação sincrônica e diacrônica com o desenvolvimento e o futuro.

Um novo modelo da gestão desse enorme acervo patrimonial será abordado pela historiadora, que também foi presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Segundo Kátia, trata-se de uma gestão mais participativa e compartilhada, na qual cada cidadão – detentor ou não, proprietário ou não, socialmente organizado ou não – será efetivamente responsável pelo Patrimônio Cultural Nacional.

O encontro com Kátia Bogéa, no instagram da FBMA, será com Glaucia Nasser, relações institucionais da FBMA. Glaucia também é cantora e compositora brasileira, que investe seu talento no desenvolvimento da arte nacional - por meio da Fundação Brasil Meu Amor (FBMA).

Kátia Bogéa
Historiadora, pesquisadora e autora de livros sobre temas do patrimônio brasileiro. Foi servidora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) por 38 anos, onde exerceu o cargo de superintendente do Iphan no Maranhão por 13 anos e presidente do Instituto por 3 anos.

FUNDAÇAO BRASIL MEU AMOR (FBMA - @fundacaobrasilmeuamor)
Há três anos, 135 brasileiros que representam a diversidade de nossa sociedade, se uniram em torno de um objetivo em comum e criaram a Fundação Brasil Meu Amor (FBMA). Sem fins lucrativos, a Fundação tem como missão contribuir para a construção da unidade na mais extensa diversidade do mundo - o Brasil. Ou seja, construir um País unido, que reconhece a grandeza de seu passado, se desenvolve no presente e colabora para a criação de um futuro diferente.

Com projetos artísticos, culturais e educacionais que contribuem significativamente para seu propósito, a instituição convida os brasileiros a colocarem de lado o que os divide, em prol da construção de um País que nos dê orgulho de chamar de “nosso”.

Serviço
Live: #AbraSuaCabeça – O valor do patrimônio cultural do Brasil
Instagram: @fundacaobrasilmeuamor
Data: 4/6/20 (quinta-feira)
Horário: 19 horas

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31