RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - O Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Consórcio Maracanã S/A recuperaram as peças da Calçada da Fama do Maracanã.

O acervo de pegadas de craques do futebol foi localizado, em janeiro, por uma força-tarefa. As peças estavam acondicionadas de forma inadequadas e divididas em seis salas do Maracanãzinho. Todos os 73 itens serão restaurados e exibidos no programa de Tour do Estádio até o início da Copa América.

– Assim que tomamos conhecimento do histórico do acervo, iniciamos um diálogo com o Maracanã para devolver ao público uma parte importante da história do estádio. A memória do esporte é um patrimônio brasileiro, nossos heróis merecem ser exaltados – disse o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Felipe Bornier.

A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude abriu uma sindicância para investigar quais peças estavam desaparecidas. Em seguida, o acervo foi catalogado. Também foi realizado um diagnóstico, que levantou quais peças precisariam de restauro e quais estavam prontas para exibição.

– Nossa expectativa é de recuperar todas as peças que foram para a restauração. Dessa forma, além de preservar a memória do Maracanã e dos ídolos do esporte, melhoramos a experiência de quem visita o estádio seja para assistir aos jogos, conhecer o Tour ou participar de eventos ou shows – contou Mauro Darzé, diretor-presidente do Maracanã S/A.

Sindicância
A sindicância, concluída nesta sexta-feira (15/2), revelou que desde 2010 a Calçada da Fama sofreu com a falta de zelo da administração pública. Durante as obras de preparação do estádio para a Copa do Mundo, as peças foram retiradas e armazenadas de forma inadequadas em salas do Ginásio. Depois deste período, outros órgãos ocuparam o Maracanãzinho, dificultando o acesso da Suderj e do Consórcio e alterando os locais de armazenamento do acervo histórico da Calçada da Fama do Esporte.

– Estamos muito felizes por devolver esse acervo para a população. É a história do nosso esporte, da nossa paixão nacional. Entendemos que esporte é a ponte que agrega outros valores importantes, como educação, turismo, saúde e até mesmo a segurança pública – explicou Felipe Bornier.

Fonte: Governo do Estado do RJ

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31