RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - No dia 23 de outubro, às 14h30, a série 'Jardins & Paisagens' realiza a palestra 'Dois projetos de restauro: os jardins do Reservatório Carioca e do Cemitério dos Ingleses' que será ministrada pela convidada Elena Gepetti, arquiteta do escritório de paisagismo Embyá - Paisagens & Ecossistemas, em consórcio com A&P Arquitetura.

Na sala de cursos com entrada franca.

Ementa
Os dois projetos representam metodologias distintas de restauro de jardins, tanto devido ao contexto no qual se inserem como pela tipologia dos espaços. Enquanto um é um jardim-cemitério, o outro é um jardim cenográfico, mas ambos foram construídos no início do século XVII e são caracterizados por peculiaridades que os distingue dos demais jardins históricos residenciais ou públicos da mesma época.

O cemitério dos ingleses, primeiro cemitério urbano brasileiro ao ar livre, reproduz as características tradicionais dos garden cemeteries ingleses, com túmulos dispostos de forma irregular no meio de uma área natural.

O jardim do Reservatório Carioca possui características dos jardins românticos de inspiração europeia. Porém alguns elementos e a disposição da vegetação estão mais em sintonia com a simetria e a regularidade do fundo arquitetônico.

A série, dedicada à divulgação de estudos e pesquisas acadêmicas sobre jardins históricos e paisagem no Brasil, é promovida pela Rede Brasileira de Jardins e Paisagem, com o apoio do Centro de Pesquisa/Fundação Casa de Rui Barbosa.

Fonte: FCRB

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31