SÃO PAULO, São Paulo - Neste sábado, 5 de maio, às 16 horas, o espaço cultural Casa Amarela da Vila Romana abriga a exposição 'Coabitações 2018: Vivenciar a cidade como experiência pictórica', da artista plástica e pesquisadora da USP Taís Cabral Monteiro.

Obra da artista (Foto: Reprodução)

Fruto da tese de doutorado intitulada 'Percursos Poéticos', defendida por Taís na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP em 2017, a exposição traz ao público um diálogo sobre a cidade, entendida pela artista como espaço de experimentação, imaginação e memória.

Neste sentido, os visitantes da exposição vão se deparar com pinturas em tinta a óleo sobre suporte rígido de madeira, representando o olhar de Taís sobre a cidade, semelhante ao que fizeram artistas modernistas como Alfredo Volpi e Maria Helena Vieira da Silva, e contemporâneos, como Fabio Miguez e Manuel Caeiro, todos objetos de estudo da tese de doutorado de Taís.

A artista
Taís Cabral Monteiro é bacharel em Pintura, mestre em Poéticas Visuais e doutora em Artes Visuais pela ECA. Seu estudo da cidade e o olhar do indivíduo sobre ela sempre foi seu objeto de estudo. Em 2009, por exemplo, Taís tornou-se mestre pela USP a partir de sua tese Cidade, Pintura: Reminiscências.

Oito anos depois, em 2017, deu continuidade à sua pesquisa através da já citada tese de doutorado 'Percursos Poéticos', em que aborda os discursos e as obras de artistas, bem como apresenta seu próprio trabalho plástico pessoal, em um livro-ensaio que consta nesta mesma tese. “O trabalho dela é lindo, fala da cidade como lugar da experiência, da memória, da imaginação e espaço processual da pintura”, afirma Janice de Piero, proprietária da Casa Amarela da Vila Romana.

Atualmente, Taís é pesquisadora no Grupo de Estudos Cromáticos da ECA e atua como docente em cursos de graduação e pós-graduação em outras instituições de ensino.

Também participou de inúmeras mostras individuais e coletivas em galerias e espaços de arte, como a Galeria Estação, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, o Paço das Artes, a Galeria Olido e o Centro Cultural São Paulo.

A exposição 'Coabitações 2018: Vivenciar a cidade como experiência pictórica' fica aberta somente neste sábado, 5 de maio, a partir das 16 horas, na Casa Amarela da Vila Romana, localizada na Rua Camilo, nº 955, no bairro da Vila Romana, em São Paulo. Mais informações sobre o local e a exposição, acesse o site janicedepiero.art.br/casa-amarela

Para conhecer mais sobre o trabalho da artista Taís Cabral Monteiro, acesse www.taiscabral.com

Fonte: Jornal da USP

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31