RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - O Espaço Cultural BNDES e Rosa Melo Produções Artísticas apresentam ao público, até 11 de maio, 'Luz com Trevas', exposição individual do artista visual, poeta e músico Cabelo.

A mostra reúne um conjunto significativo de trabalhos, contando com obras inéditas, sob curadoria da crítica de arte Lisette Lagnado.

A curadora, responsável pelo convite feito a Cabelo em 1996 para participar da antológica mostra “Antarctica Artes com a Folha” (Pavilhão Manoel da Nóbrega, Parque Ibirapuera), traça linhas de discussão com suas referências e homenagens: David Medalla, Hélio Oiticica, Rogério Sganzerla, Tarsila do Amaral e Tunga, entre outros.

Em 1997, Cabelo foi um dos artistas brasileiros na Documenta X (com curadoria de Catherine David), prestigiada exposição internacional organizada a cada cinco anos na cidade de Kassel (Alemanha). Entre outras coletivas nas quais participou, destacam-se, ainda, a Bienal do Mercosul (Porto Alegre, 2009), a Bienal de São Paulo (2004) e “How Latitudes Become Forms: Art in a Global Age” (Walker Art Center, Minneapolis, EUA, 2003).

Em muitas de suas obras, Cabelo utiliza a música – seja na rua, improvisando sozinho com um microfone, seja acompanhado de uma banda, no palco de um teatro, transformando em raps poemas de Baudelaire ou Gerardo Melo Mourão. Também faz trilhas sonoras que integram instalações, como em “Caixa Preta”, com Paulo Vivacqua, misturando funks “proibidões” com as vozes de Glauber Rocha e Hélio Oiticica. Como compositor, tem músicas gravadas por Cidade Negra, Monobloco, Osvaldo Pereira, Ney Matogrosso e Pedro Luis e a Parede, entre outros.

“Luz com Trevas” é uma música de Cabelo que integra o disco Cabelo Cobra Coral (título provisório), em fase de gravação. O universo poético de seu trabalho musical deflagrou propostas de ações coletivas e a produção de pequenos filmes e objetos, como os “ovos-bomba” expostos na Galeria BNDES.

Galeria BNDES
Avenida República do Chile 100 (próximo ao Metrô Carioca) - RJ
De 21 de março a 11 de maio
De segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 10h às 19h
Visitas guiadas de segunda a sexta às 12h30; quartas e quintas às 18h15
Entrada gratuita.

Fonte: BNDES

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30