SÃO PAULO, São Paulo - O artivista Mundano agora faz parte do portfólio da Emmathomas, uma das galerias mais conceituadas e inovadoras do mercado, reconhecida pela promoção do acesso ao conteúdo de arte contemporânea no país.

Em seus trabalhos espalhados pelo Brasil e pelo mundo, Mundano põe o dedo na ferida com seu “graffiti paporreto”. Protesta com a lata na mão, chamando sempre a atenção com frases contundentes que marcam os muros das cidades, e de carroças daqueles que hoje são parceiros na caminhada: os catadores e catadoras de SP e do mundo.

Com o objetivo de provocar debates na sociedade e pressionar autoridades, Mundano já passou por mais de 40 cidades em diversos países como: Colômbia, Bélgica, Áustria, Marrocos, Hong Kong, Estados Unidos, Alemanha, África do Sul. Com isso, aprende com a diversidade de pessoas e compreende que questões como reciclagem, mobilidade urbana e crise hídrica são problemas globais e precisam de ação imediata.


Foto: divulgação

Assim nasce o Pimp My Carroça em 2012, impactando no trabalho de mais de 1.500 homens e mulheres das cidades por onde já passou. O movimento surge do artivismo idealizado por Mundano, mas hoje já conta com uma equipe de voluntários, apoiadores e artistas que tem como objetivo tirar os catadores e catadoras de materiais recicláveis da invisibilidade.

Seja com uma lata na mão pintando um viaduto em São Paulo, seja expondo uma tela em Nova Iorque ou pintando uma carroça em Bogotá, a missão é sempre a mesma: usar arte como agente questionador, ter o espaço que lhe é concedido e ainda trazer à tona questões esquecidas ou simplesmente ignoradas nos dias de hoje.

Dessa maneira, Mundano conquistou o reconhecimento das ruas e diversos prêmios nas áreas de arte pública, direitos humanos, criatividade e mais recentemente em inovação digital com o Cataki (app premiado pela ação junto aos catadores). "Diante dos gigantescos desafios políticos, sociais e ambientais que enfrentamos no planeta todos os dias, acredito que a arte estará cada vez mais próxima do ativismo. Essa é uma das principais ferramentas de transformação que existe”, declara o artista.

Agora, representado pela Emmathomas, algumas de suas obras estarão disponíveis no catálogo da galeria, na inauguração do novo espaço físico em abril e por meio do EMMA Experience, óculos de realidade aumentada utilizado nas vendas pela galeria.

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31