RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) oferece neste sábado (24), uma programação voltada para que o público se divirta e aprenda, de maneira agradável e interativa, um pouco mais sobre o mundo que os cerca.

É uma oportunidade para se conhecer a astronomia de maneira lúdica, com experiências que vão desde oficina de astronomia à observação do céu.



Uma das atividades traz um objeto que fez parte da história de deuses, reis, mercadores e que ainda está presente nos dias de hoje. Com o tema Matemática no Museu, a Visita Orientada ao MAST apresenta a origem, história e curiosidades sobre a balança, um instrumento criado pelos egípcios para pesar ouro, passou pela Grécia Antiga e depois ganhou o mundo! Também é uma oportunidade para os visitantes conhecerem a estrela mais próxima da Terra com o Programa de Observação do Sol, atividade onde é possível apreciar as manchas solares, protuberâncias e seus filamentos por meio de projetores e telescópios especiais que barram a parte nociva de sua luz incidente.

E que tal entender como funciona a nossa visão se divertindo enquanto constrói um modelo funcional do olho humano? Pois a oficina Faça Você Mesmo traz nesta edição Um olho que tudo inverte, que exemplifica a física presente no processo da formação da visão, facilitando o aprendizado e entendimento sobre o funcionamento dos nossos olhos. E neste protótipo que vamos construir, as imagens se formarão de cabeça pra baixo. Venha entender o motivo e desvendar esse mistério.

Para encerrar o sábado de conhecimento em grande estilo, nada melhor que participar do tradicional Programa de Observação do Céu! Após a palestra O Céu do Mês, onde os participantes ficam sabendo o que está visível no céu do Rio de Janeiro e saber um pouco mais sobre a natureza dos corpos celestes, é hora de ver planetas, estrelas e as configurações celestes por meio por meio de uma luneta construída no início do século XX.

As exposições no prédio do Museu também vão estar disponíveis para a visitação, a exemplo da mostra 3D: Imprimindo o Futuro, que possui mais de 100 peças tridimensionais revelando como a nova tecnologia inspira o futuro do design e de diversos outros setores, e da exposição Visões da Luz, uma mostra interativa que trabalha várias temáticas relacionadas à luz através de painéis com textos, fotografias e esquemas, instrumentos científicos do acervo do MAST, maquetes, objetos e registros fotográficos de momentos históricos da astronomia.

Venha participar. Todas as atividades são gratuitas!

Fonte: MAST

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31