RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - A estreia da série “Jardins & Paisagens” será no dia 13 de março, às 14h30 na sala de cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB).

Na ocasião, o arquiteto Ricarte Gomes (Museu Nacional/UFRJ) vai ministrar a palestra “O visível e o invisível na Quinta da Boa Vista”. A entrada é franca.

O conferencista tem como objetivo tornar visível o invisível, pois irá identificar e analisar a construção da paisagem da Real e Imperial da Quinta da Boa Vista, como um elemento fundamental à configuração do Paço de São Cristóvão. Ricarte vai buscar recuperar e interpretar aspectos da paisagem do Paço Imperial anteriores e posteriores às modificações impetradas por Glaziou. Para tanto, buscou-se identificar as passagens invisíveis e túneis de ligação do palácio com o seu entorno imediato, como elementos visíveis e invisíveis dessa construção, articulando-se o conceito de paisagem e cultura material, bem como de história, arquitetura e arqueologia. Recuperar os diferentes constituintes dessa paisagem é uma das perspectivas desse estudo, permitindo a reconstrução, mesmo que parcial, desse contexto.

Foto: divulgação

A série 'Jardins & Paisagens' dedica-se à divulgação de estudos e pesquisas acadêmicas sobre jardins históricos e paisagens no Brasil. É promovida pela Rede Brasileira de Jardins e Paisagem, com o apoio do Centro de Pesquisa/Fundação Casa de Rui Barbosa.

Fonte: FCRB

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30