MINAS GERAIS, Belo Horizonte - O secretário de Estado de Cultura Angelo Oswaldo recebeu na  quinta-feira (23) a visita do geneticista e pesquisador dinamarquês, Dr. Eske Willerslev.

O pesquisador, que estava acompanhado pelo professor Luiz Souza, tratou sobre o projeto de valorização do museu da Gruta da Lapinha e da preservação da memória de Peter Wilhelm Lund em Minas Gerais. Nascido na Dinamarca, Lund foi um dos maiores estudiosos no campo da botânica, zoologia e paleontologia. Seus trabalhos levaram à identificação de 150 espécies de mamíferos que habitavam a região de Lagoa Santa, município onde Lund viveu da metade dos anos 1800 até sua morte, em 1880. Na visita, Angelo Oswaldo se comprometeu em dar todo apoio a iniciativa da Dinamarca e da UFMG aos projetos apresentados por Willerslev.

Eske Willerslev em Lagoa Santa
A Prefeitura de Lagoa Santa, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, por meio do Laboratório de Ciência da Conservação, recebe o geneticista e pesquisador dinamarquês, Dr. Eske Willerslev e sua equipe para atividades de prospecção de locais e parcerias para futuras pesquisas durante os dias 22 a 25 de novembro. A visita visa o desenvolvimento de novos conteúdos em sua área de estudo.

Os estudos de arqueologia desenvolvidos na região do APA Carste de Lagoa Santa são referência em todo o mundo e ainda contribuem para a construção da história do homem e da vida animal. O maior estudioso do século passado foi o dinamarquês Peter Wilhelm Lund que viveu na cidade. Além de botânico, zoólogo e paleontólogo, Lund foi o grande incentivador da arqueologia de seu tempo.

Fonte: SEC MG