RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Um dos lugares mais movimentados da cidade, a Central do Brasil ganhou nesta terça-feira (02/08) o quinto ponto de distribuição do Passaporte Cultural, documento que oferece descontos, gratuidade e benefícios em mais de 700 atrações, 200 instituições e estabelecimentos comerciais.

O posto vai funcionar de segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 14h.

— A Central é uma área onde há um fluxo intenso de pessoas e temos certeza que o balcão vai chamar a atenção do público. Nossa expectativa é que a adesão ao Passaporte Cultural seja grande. Esta é uma iniciativa cultural fantástica e é um orgulho para nós apoiá-la — disse o presidente da SuperVia, José Carlos Prober.

Além da Central do Brasil, cariocas e visitantes podem retirar o passaporte nos postos localizados no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, no Palácio Tiradentes, na Cinelândia e no CCBB, mediante a apresentação de documento oficial com foto e o número do CPF. Os postos da Cinelândia e do Terminal Alvorada funcionam de terça a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 14h. No CCBB, o usuário pode fazer sua retirada de quarta a segunda, das 10h às 20h. O ponto do Palácio Tiradentes funciona em horário especial: de segunda a sábado, das 10h às 17h; domingos e feriados, das 12h às 17h. Se preferir, o usuário também pode receber o Passaporte Cultural pelos Correios.

O documento pode ser solicitado neste site.  Para brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, o passaporte é gratuito. Turistas estrangeiros pagam R$15. Lançado em maio, no Museu do Amanhã, o Passaporte Cultural Rio alcançou a marca de 150 mil pessoas cadastradas. A gratuidade e os descontos chegam até 50% em cerca de 900 atrações culturais e mais de 200 instituições, além de estabelecimentos comerciais parceiros, entre eles livrarias, bares e restaurantes, e serviços como transporte até setembro de 2016. O passaporte foi inspirado na bem-sucedida experiência do Passaporte dos Museus Cariocas - criado para celebrar os 450 anos da cidade, em 2015.

O documento dá acesso às atrações do Circuito Cultural Rio, que entre maio e setembro apresenta um amplo panorama da produção cultural carioca.  As iniciativas foram selecionadas pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio de edital ou seleções públicas, em museus, centros culturais, teatros, lonas e arenas. Entre os parceiros do Passaporte Cultural Rio está o Metrô Rio, que oferece desconto de R$ 1,20 nos bilhetes duplos nas viagens realizadas nos fins de semana. O cartão é válido para o dia da compra, dentro do horário de funcionamento do sistema.

A programação do Passaporte Cultural Rio, na sua maioria gratuita ou a preços populares, inclui peças de teatro, exposições, shows, espetáculos de dança, atrações circenses, eventos de gastronomia, manifestações de rua, saraus e bailes. Como resultado de uma parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), mais de 50 instituições em toda a Cidade integram o Circuito Cultural Rio, oferecendo pelo menos um dia de acesso gratuito por semana. No site do passaporte estão disponíveis todos os detalhes das atrações que fazem parte do Circuito Cultural, incluindo sugestões de roteiros por região e por temas.

Fonte: Prefeitura do RJ

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30