RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - A campanha "Museu sem fronteiras" conta com a participção de12 instituições em uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus e o aplicativo que mais cresce no mundo.

Já realizada em países da Ásia e da Europa, a campanha #MuseuSemFronteiras segue até 2 de agosto. O público do Tiktok está acompanhando os conteúdos no formato curto preparados pelas instituições, com destaques para as 'lives', e 'matando' a saudade de um passeio cultural, tendo em vista que museus e demais instituições estão fechados desde março devido à pandemia do novo coronavírus.

Qualquer usuário do aplicativo TikTok pode aderir à campanha seus próprios vídeos com dados, curiosidades, memórias e experiências de suas visitas a museus usando a hashtag #MuseuSemFronteiras.

A live do MHN acontece nesta quinta (30), às 15h, e tem como tema “Uma pequena sábia” ou “uma grande louca”: Sophia Jobim, uma indumentarista dos trópicos”. Madson Oliveira, doutor em Design e professor da Escola de Belas Artes da UFRJ, conversa com Maria De Simone, museóloga e coordenadora Técnica do MHN, sobre a história e legado de Sophia Jobim (1904-1968), a partir do acervo que está sob a guarda do MHN - e que faz parte de pesquisa de Madson Oliveira.

Sobre Sophia Jobim
Enquanto professora da Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro (RJ), Sophia Jobim produziu centenas de aquarelas e desenhos, constituindo um relevante acervo sobre indumentária e moda no Brasil. Parte desse trabalho está no Arquivo Histórico do MHN e tornou-se uma importante coleção do gênero na América Latina. O arquivo guarda, no total, cerca de seis mil itens de Jobim.

O MHN possui também itens bibliográficos e museológicos doados por Danton Jobim, irmão de Sophia Jobim, após o falecimento da artista. Na Reserva Técnica encontram-se vestimentas históricas, regionais e acessórios que a artista, e também museóloga, adquiriu ao longo de suas viagens. Já na biblioteca, existe uma coleção de livros e periódicos colecionados por ela.

Confira desenhos digitalizados de Sophia Jobim disponíveis na biblioteca digital do MHN.

Além da 'live' hoje (30), o MHN está públicando “pílulas de acervo” em seu perfil: @museuhistoriconacional.

A programação completa da campanha #MuseuSemFronteiras está disponível em https://www.museus.gov.br/

Fonte: MHN

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31