RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Série faz parte da programação da TV Brasil e também está disponível no YouTube


Fachada do prédio do MIS na Lapa, RJ (Divulgação/SEC RJ)

Democratizar o conhecimento é o norte adotado pela série “Conhecendo Museus”, da TV Brasil, que dedicou seu último episódio à história do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. De forma descontraída, o programa desta semana, disponível futuramente também no YouTube, abordou aspectos e curiosidades das diversas tipologias do acervo, com mais de 310 mil itens, ajudando a contar de maneira didática e divertida um pouco da trajetória da instituição de quase 55 anos.

“Conhecendo Museus” também tem como missão aproximar o público – de todas as idades – à produção e ao trabalho dos principais museus do país. O projeto está em sua 5ª temporada e é fruto da parceria entre a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a Fundação José de Paiva Netto (FJPN) e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Confira mais informações no site.

Números do acervo do MIS
O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro foi inaugurado em 1965 e é considerado o primeiro museu audiovisual do Brasil. Atualmente, está dividido em dois prédios: Praça XV e Lapa. Atualmente, o MIS conta com um acervo de cerca de 1.100 depoimentos com, aproximadamente, quatro mil horas de gravação abrangendo os mais diversos segmentos da cultura.

São mais de 30 coleções que reúnem 304.845 documentos nos mais variados suportes. São 93 mil fotografias, incluindo 1700 negativos em vidro e 26 mil estereoscópicas, de grande valor histórico, algumas raras; uma discoteca de quase 60 mil discos entre, LPs, compactos e 78 RPM, das diversas coleções, incluindo cerca de 18 mil discos da Rádio Nacional, reunindo músicas, novelas e scripts de programas que marcaram época. A maioria das coleções chegou ao MIS por meio de doação, e algumas foram adquiridas no momento de sua fundação.

Além do acervo documental, o MIS possui uma reserva técnica, onde estão guardados os objetos tridimensionais das diferentes coleções, e uma Biblioteca com cerca de 9 mil títulos entre livros, catálogos, revistas e teses. Na reserva técnica encontramos preciosidades como o saxofone de Abel Ferreira, o piano de Ernesto Nazaré, indumentárias de Elizeth Cardoso, o bandolim do Jacob, entre outros.


Documento de Antônio Carlos Jobim, de 25/01/1927 (Acervo MIS/RJ - Fonte: http://www.conhecendomuseus.com.br/museus/mis-rj/)

Fonte: SEC RJ

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31