MINAS GERAIS, Tiradentes - Uma das cidades históricas mais charmosas de Minas Gerais se prepara para a maior festa da gastronomia brasileira. Entre os dias 26 de agosto e 4 de setembro, Tiradentes recebe o já tradicional Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, que está em sua 19ª edição.

O evento, que faz parte do projeto Fartura, marca o calendário da cidade e reuniu aproximadamente 40 mil pessoas em 2015.

Neste ano, haverá cerca de 200 atrações gastronômicas. Elas se dividem entre Jantares, Restaurantes na Praça, Cozinhas ao vivo, Aulas teóricas, interativas e degustações, além de eventos especiais e tour gastronômico que envolve os principais restaurantes de Tiradentes.

O Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes se baseia na pesquisa realizada pela Expedição Fartura Gastronomia, que acumula mais de 68 mil km rodados, percorrendo todos os estados brasileiros e mapeando regiões, produtos, produtores, chefs e tradições culturais de cada lugar. Um dos principais objetivos do festival é, a partir do conteúdo gerado pelas pesquisas, promover a cadeia produtiva gastronômica, resgatando o prazer de sentar à mesa e celebrar a gastronomia.

-Jantares: Os jantares são algumas das atrações mais tradicionais do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, unem relevantes chefs do país inteiro, com menus requintados e experiência única. Estarão à frente dos jantares realizados pelo festival os chefs Onildo Rocha, do Roccia Cozinha Contemporânea, de João Pessoa (PB), os mineiros Flávio Trombino do Xapuri (Belo Horizonte, MG) e Fred Trindade, do Trindade, também de Belo Horizonte (MG), e Paulo Machado, do Instituto Paulo Machado (Campo Grande, MS), que se unem ao chef Rodolfo Mayer no restaurante Angatu. No restaurante Pacco & Bacco, o chef Rafael Pires recebe Morena Leite, do restaurante Capim Santo (SP), Carlos Kristensen, que atualmente está à frente do Hashi Art Cousine (RS), Joca Pontes, de Ponte Nova (Recife, PE) e Alberto Landgraf, ex Epice, e que se prepara para abrir seu novo restaurante, agora no Rio de Janeiro.

-Espaço Aulas Senac, Pousada Escola Senac e Espaço Interativo Senac: Chefs e profissionais da gastronomia vão ministrar tanto aulas teóricas como práticas, além de promover degustações para o público. Os espaços reunirão palestrantes que darão aulas gratuitas sobre os sabores brasileiros, Tiradentes vai receber nomes como João Barreto, do Casa de Cumpade (Campina Grande, PB), falando sobre a Comida Sertaneja, Fabio Moreira, do Fabio Moreira Agente de Cozinheiros (São Paulo, SP), comentando o que faz um agente de cozinheiros, e Luiz Américo Camargo (São Paulo, SP), que ensina como fazer pães em casa. Outros chefs que também levarão seus temperos regionais para o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes são Wanderson Medeiros, do Picuí (Maceió, AL), que estará na Pousada Escola Senac - espaço que sediará aulas demonstrativas - ao lado de Luca Bahia e Jaime Solares, do Chez Dadette & Borracharia Gastrobar (Belo Horizonte, MG), Léo Paixão, do Glouton (Belo Horizonte, MG), entre outros.

-Cozinha ao Vivo: o público poderá acompanhar bem de perto a elaboração de receitas preparadas por grandes chefs. Estarão no Cozinha ao Vivo Rodrigo Zarife, do Ro.ZA Bistrô (Belo Horizonte, MG), que fará uma Paella de frutos do mar; Iara Rodrigues, do Quitand'arte (Belo Horizonte, MG), preparando um Doce no tacho; Alysson Muller, do Restaurante Rosso (Florianópolis, SC), que levará para o Largo do Chef um Arroz de Polvo, Mario Portella, de Juiz de Fora (MG) e seu Costelão, e Wanderson Medeiros, que neste espaço cozinha um Arroz cremoso de frutos do mar.

Gastronomia e arte
Seguindo a já tradicional proposta de integrar gastronomia e programação cultural, Tiradentes vai receber atrações musicais e cênicas. Na programação musical estão o cantor e instrumentista Curumin, que incorpora elementos de hip hop, funk, jazz, bossa nova e samba em suas músicas, o grupo mineiro de música popular brasileira Graveola e o Lixo Polifônico,e a banda instrumental Os Distraídos, além de Lucas Santanna e Larissa Baq, enquanto na parte cênica se apresentam o Grupo Trampulim, com o espetáculo "Uma Surpresa para Benedita", a Cia de Inventos, com o "Santo Seu Hilário", o grupo Giramundo, com o espetáculo "O Aprendiz Natural", e o Catibrum, que apresenta "O Som das Cores".

Sobre o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes
O Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, cuja primeira edição foi em 1998, transformou-se em um marco para a cidade. O evento movimentou a economia e a comunidade local, contribuindo para o crescimento nos serviços de restaurantes, pousadas, bares e lojas em mais de 300% em 10 anos, de acordo com dados do IBGE, e em 2009 esses serviços já representavam 50% do PIB da cidade. Desde sua primeira edição, o festival já recebeu chefs de 18 países, como Espanha, França, Itália, Argentina, viabilizou mais 160 festins e 77 mil pratos servidos nos jantares envolvendo mais de 5.500 profissionais. Além disso, recebeu lançamentos de livros sobre o tema, exposições e exibições de vídeos. O festival integra o portfólio de eventos realizado pelo Projeto Fartura.

Sobre o Projeto Fartura
O Projeto Fartura, que inclui o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, tem como base as pesquisas realizadas durante a Expedição Fartura Gastronomia. Esse conteúdo é a base de informações para a realização dos demais eventos, Festival Fartura BH Festival Fartura Fortaleza, Festival Fartura Porto Alegre e Festival Fartura São Paulo e para composição dos canais de comunicação: web séries, filmes, documentários, programa de rádio, livros e conteúdo para redes sociais, o que o torna o principal projeto de gastronomia em desenvolvimento no país.

Prêmios
Considerada a principal plataforma gastronômica em desenvolvimento no País, o Projeto Fartura Gastronomia, concorreu com 109 projetos de 50 países, e ganhou o second runner-up na categoria Inovação de Turismo do United Nation World Tourism Organization, braço da ONU para tratar de projetos de turismo no mundo.

Em 2014 o livro Expedição Brasil Gastronômico venceu o prêmio Jabuti na categoria Gastronomia e ficou em segundo lugar na categoria Culinary Travel do Gourmand World Cookbook Awards, a principal premiação de literatura gastronômica do mundo. Já em 2015, o livro Expedição Brasil Gastronômico Volume II conquistou o segundo lugar na categoria Lifestyle/Sustentabilidade, também do Gourmand World Cookbook Awards.

Serviço do Festival:
XIX Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes - 2016
Local: Largo das Forras, Largo do Chef e Pousada Escola - Centro - Tiradentes - MG
Data: de 26 de Agosto a 4 de Setembro
Segunda a Quinta: 19hs às 24h
Sexta: 17h às 24h
Sábado: 10 às 24h
Domingo: 10 às 18h

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31