DISTRITO FEDERAL, Brasília - O final do mês de junho é o tempo em que os carreiros da Romaria de Carros de Bois, reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Brasileiro, se colocam a caminho da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade (GO), uma das maiores celebrações religiosas do país.


Romaria de Carros de Bois (Acervo Iphan-GO)

Mas, em função da pandemia do novo coronavírus, pela primeira vez, em 180 anos, a manifestação não será realizada para evitar aglomeração de pessoas e propagação do vírus.

A Festa estava programada para acontecer no período de 26 de junho a 05 de julho. Neste período, milhares de fiéis estariam em Trindade, em devoção ao Divo Pai Eterno, participando das comoventes missas e novenas, dos encontros de jovens, do acolhimento dos carreiros, do desfile de Carros de Bois e de outros festejos.

Tradição e devoção
Tradição relacionada às antigas práticas cotidianas da vida rural, a Romaria de Carros de Bois é símbolo de entrega, cultura e religiosidade. Em devoção ao Divino Pai Eterno, os fiéis saem de diversas localidades de Goiás e de outros estados do Centro-Oeste e Sudeste e seguem até a cidade de Trindade para pagar promessas, buscar a paz, fortalecer a fé e agradecer pelas bênçãos recebidas.

Os carros de bois têm resistido aos avanços do tempo e contribuído para manter viva uma tradição familiar que passa de geração a geração. Para a peregrinação, os carreiros se preparam meses antes: tudo é pensado nos mínimos detalhes, desde a escolha e o cuidado com o boi, os equipamentos, até a comida levada na longa caminhada até Trindade. É assim que os carreiros, candeeiros e demais participantes da Romaria de Carros de Bois se colocam na posição de herdeiros, guardiões e transmissores de costumes da vida rural. A Romaria também atrai devotos em caminhadas a pé e em veículos. São milhares de pessoas durante os dias de novenas e missas com demonstrações de fé ao Pai Eterno.

Fonte: Iphan

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31