RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Depois do pintor Raffaello Sanzio ciclo "Diálogos ítalo-brasileiros" organizado pelo Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro traz o lançamento nacional do livro Migração e Intolerância, de Umberto Eco em debate transmitido ao vivo pelo facebook (www.facebook.com/iicrio)

A filosofa brasileira Marcia Tiburi e a jornalista italiana Cristina Taglietti serão as protagonistas do evento que será moderado pelo pesquisados Clodoaldo Meneguello Cardoso, Professor de Ética e Filosofia e Coordenador do Observatório de Educação em Direitos Humanos da Universidade Estadual Paulista UNESP.

O encontro a ser realizado na terça-feira, 23 de junho, será transmitido ao meio-dia (17h italianas) em italiano e português.
www.facebook.com/iicrio

Dando continuidade ao ciclo "Diálogos ítalo-brasileiros", que reúne escritores, intelectuais, críticos literários e artistas da Itália e do Brasil em torno de temáticas de interesse comum, o Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro e a Editora Record promovem na terça-feira, 23 de junho, o lançamento do livro Migração e Intolerância, de Umberto Eco, num debate com as participações da filosofa brasileira Marcia Tiburi, autora de, entre outros, Como conversar com um fascista, e a jornalista italiana Cristina Taglietti, e moderação do pesquisador Clodoaldo Meneguello Cardoso, da Universidade Estadual Paulista - UNESP. O encontro será transmitido ao vivo ao meio-dia (17h, no horário de Roma) pelo Facebook do Istituto Italiano de Cultura - www.facebook.com/iicrio, em italiano e português. A visão manifestada por Umberto Eco em cada um dos ensaios reunidos no livro é o tópico do encontro.

"Queremos promover com a série "Diálogos Italo-brasileiros" uma troca entre expoentes brasileiros e italianos do meio intelectual, novidades editoriais e novos projetos culturais e artísticos originados na Itália, com forte potencial de interesse para o público brasileiro. A ideia é compartilhar e estimular experiências, visando a intensificar as relações culturais e artísticas entre o Brasil e a Itália", diz Livia Raponi, diretora do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janerio.

O livro Migração e Intolerância, editado no Brasil pela Editora Record, um dos principais grupos editoriais da América Latina, pode servir como guia para compreender o cenário político-social deste delicado momento histórico no qual os mal-entendidos e ideias retrogradas parecem prosperar.

A Iniciativa do Instituto Italiano de Cultura ocorre em associação à manifestação II Maggio dei Libri, promovida pelo Centro para o Livro e a Leitura (Cepell) do Ministério para os Bens e as Atividades Culturais da Itália e conta com a colaboração da revista La Lettura, suplemento cultural do jornal italiano Corriere della Sera.

Série Diálogos ítalo-brasileiros – Debate sobre o livro Migração e Intolerância, de Umberto Eco
Terça-feira, 23 de junho de 2020
De 12h às 13h30 (Horário de Brasilia)
Plataforma evento: Live no Facebook do IIC Rio (www.facebook.com/iicrio)
Convidados: Cristina Taglietti (Corriere della Sera), Marcia Tiburi (Grupo Editorial Record) - Mediador: Prof. Cloadoaldo Meneguello Cardoso (OBSERVATÓRIO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS - Unesp)

Os convidados
Cristina Taglietti escreve há mais de vinte anos para as páginas culturais do principal cotidiano italiano, o Corriere della Sera (fundado em Milão em 1876) e para o caderno literário La Lettura, desde sua primeira publicação. Escreve sobre literatura italiana e estrangeira, dedicando-se a matérias e analises editoriais. É autora do livro Risvolti di Copertina. Viaggio in 14 Case Editrici Italiane (Orelhas da Capa. Viagem em 14 Editoras Italianas) publicado pela editora Laterza.

Marcia Tiburi, filosofa, é autora de obras importantes para o pensamento crítico contemporâneo, tais como Feminismo em comum: para todas, todes e todos (Rosa dos Tempos), Ridículo político: uma investigação sobre o risível, a manipulação da imagem e o esteticamente correto (Record) e Como conversar com um fascista: reflexos sobre o cotidiano autoritário brasileiro (Record). Participou das eleições de 2018 como candidata a governadora do estado do Rio de Janeiro, pelo Partido dos Trabalhadores (PT). É colunista da Revista CULT.

Clodoaldo Meneguello Cardoso: é professor de ética e filosofia, aposentado, da FAAC - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Unesp-Campus de Bauru. Realizou o pós-doutorado como pesquisador associado ao LEI-Laboratório de Estudos da Intolerância - FFLCH-USP. Atualmente preside o Comitê Gestor do Observatório de Educação em Direitos Humanos da Unesp e edita a Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos. É autor, dentre outros, do livro: Tolerância e seus limites (Edunesp).

O livro
Migração e Intolerância, de Umberto Eco - Grupo Editorial Record, 2020
É mais uma brilhante reflexão de Umberto Eco contra o preconceito e a discriminação. As discussões sobre os grandes fluxos migratórios que temos vistos nos últimos tempos e a postura intolerante de muitos para com os migrantes têm obrigado o mundo, em especial os países da Europa, a defrontar-se com a própria história e os próprios valores. Os quatro ensaios que compõem esta obra convidam o leitor a pensar sobre esses temas, hoje ainda mais atuais e urgentes do que na época em que os textos foram escritos.

Nestas páginas, Eco explica as diferenças entre os fenômenos de "migração" e "imigração", apontando suas características e consequências, além de explicitar as nuances entre fundamentalismo, integrismo, racismo e intolerância, tratando de seus perigos no mundo contemporâneo. O autor sustenta que "a compreensão mútua entre culturas diversas não significa avaliar a que o outro deve renunciar para se tornar igual, mas compreender mutuamente o que nos separa e aceitar essa diversidade". E apresenta argumentos para demonstrar que "eliminar o racismo não significa demonstrar e se convencer de que os Outros não são diferentes de nós, mas compreendê-los e aceitá-los em sua diversidade".

Migração e intolerância é parte de uma coleção de ensaios essenciais para enxergar o outro com novos olhos, e um manual conciso, visionário e único para compreender o cenário político e social deste momento delicado em que mal-entendidos e ideias retrógradas parecem prosperar. https://www.record.com.br/

Serviço
Série Diálogos ítalo-brasileiros
Istituto Italiano di Cultura di Rio de Janeiro
Sede Centro: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. whatsapp: (21) 3534-4344
www.iicrio.esteri.it
Facebook: iicriodejaneiro / Instagram: iicrio / YouTube: iic rio

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31