MINAS GERAIS, Belo Horizonte - Para celebrar as tradições juninas, a Casa Fiat de Cultura realiza, neste domingo (21/6), a primeira edição dos Encontros com Patrimônio, com o tema “Festas Juninas: histórias, origens e tradições”.

O evento será realizado online, das 11h às 12h30, com inscrições gratuitas pelo Sympla.

A historiadora e educadora da Casa Fiat de Cultura, Ana Carolina Ministério, convida o presidente da União Junina Mineira, Jadison Nantes, para um bate-papo sobre os aspectos e as origens dessa festa, que é uma das mais populares e tradicionais do país.

No Brasil, os festejos juninos são uma fusão de costumes e ritos indígenas, caipiras, jesuítas e portugueses. Rituais europeus – já realizados em junho, antes do cristianismo, como forma de celebrar as colheitas, e, então, absorvidos pela Igreja Católica, para homenagear santos – uniram-se a celebrações indígenas, relacionadas à agricultura e à fartura de alimentos, e deram origem à festa como a conhecemos hoje. Por isso é que as comidas típicas têm identidades tão fortes.

Ana Carolina Ministério e Jadison Nantes também mostrarão como essa manifestação cultural se desenvolveu nas diferentes regiões brasileiras. Destacarão, ainda, os festejos virtuais que têm sido realizados durante o isolamento social, como carreatas, lives semanais e gincanas online.

Jadison Nantes ressalta que a festa, enraizada na cultura mineira, é uma atividade sociocultural que vai além das apresentações artísticas. “É um trabalho de bastidor, com pesquisas, preparação e muito ensaio. Essa cultura continua viva e segue respirando em Belo Horizonte e em toda Minas Gerais”, defende.

O Encontros com Patrimônio “Festas Juninas: histórias, origens e tradições” é realizado pela Casa Fiat de Cultura, com apoio do Ministério da Cidadania, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio de Fiat Chrysler Automóveis (FCA) e Banco Safra. A palestra conta com apoio institucional do Circuito Liberdade, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), do Governo de Minas e do Governo Federal, além de apoio cultural do Programa Amigos da Casa, da Brose do Brasil e da Expresso Nepomuceno.

A Casa Fiat de Cultura integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, que é coordenado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult).

Fonte: Secult MG

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31