MINAS GERAIS, Belo Horizonte - Até o dia 7 de julho, o BDMG Cultural recebe inscrições para três editais do programa Lab Cultural. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas exclusivamente pelo site www.bdmgcultural.mg.gov.br.

Criado em 2020, o Lab Cultural é um programa de valorização e incentivo à pesquisa e desenvolvimento de processos artísticos e culturais em Minas Gerais e lança este ano três editais de bolsas – nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais e Música e Experimentação Sonora – respeitando a segurança sanitária necessária para a realização das atividades e todas as indicações científicas para isso.

Entendendo que os processos são construções também coletivas, o programa valoriza a troca entre artistas, linguagens e com profissionais diversos do campo cultural, incentivando a construção de uma rede de profissionais ligados à arte e cultura dentro de Minas Gerais.

O programa prevê ainda a geração e o compartilhamento de conhecimento e dos processos que serão desenvolvidos por meio de uma plataforma digital, ampliando as possibilidades de reflexão e diálogo com a sociedade.

Os projetos selecionados contarão com a tutela de profissionais das três áreas: a atriz, diretora e dramaturga Grace Passô é a tutora de Artes Cênicas; a curadora, pesquisadora e crítica de arte Julia Rebouças é a tutora pela área de Artes Visuais; e o compositor e músico Rafael Martini é o tutor da área de Música e Experimentação Sonora.

“Este é um programa que reúne as esferas de fomento e de formação, centrado no processo de criação. Os profissionais que forem contemplados poderão desenvolver ações experimentais, pesquisas e projetos com a tutoria de importantes artistas e pensadores das três áreas. Além disso, eles participarão de momentos conjuntos, em que haverá o compartilhamento das experiências e as trocas entre as linguagens”, explica Gabriela Moulin, diretora-presidente do BDMG Cultural.

Bolsas
Ao todo, serão selecionados 30 projetos artísticos. Cada área – Artes Cênicas, Artes Visuais e Música e Experimentação Sonora – terá 10 projetos aprovados a serem desenvolvidos em quatro meses de pesquisa. Cada proposta selecionada receberá uma bolsa de R$ 6 mil a ser dividida nos quatro meses de pesquisa sob tutoria. Cada selecionado receberá também o valor de até R$ 1.500,00 exclusivamente para a produção dos projetos descritos e mediante reembolso. Poderão se inscrever artistas comprovadamente residentes em Minas Gerais há no mínimo dois anos.

O BDMG Cultural integra o Circuito Liberdade, que tem gestão do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult).

Serviço
Inscrições abertas para o programa Lab Cultural
Prazo: Até 7 de julho de 2020
Onde: www.bdmgcultural.mg.gov.br
Inscrições gratuitas

Fonte: Secult MG

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31