RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - A Aliança Francesa Brasil lança uma série de entrevistas com artistas e personalidades francófonas ao redor de temáticas culturais e sociais, que é parte da programação cultural difundida online pela Aliança Francesa, durante esse período de isolamento social.

Foto: divulgação

As entrevistas em formato dinâmico são publicadas nas redes sociais da Aliança Francesa Rio de Janeiro e demais AFs pelo Brasil, e estão disponíveis integralmente para todos seus seguidores com legendas em português. Entre as temáticas abordadas nas entrevistas destacam-se a produção artística durante o confinamento, o futuro de mídias como o videogame e as expectativas para futuras viagens ao Brasil. A primeira edição da série foi com a artista e fotógrafa, ou como ela mesmo se chama, “inventora de histórias verdadeiras”, Sandra Reinflet.

A segunda edição da série de entrevista sserá com o desenvolvedor de videogames, presidente do estúdio parisiense Game in Society, Olivier Mauco, especializado no desenvolvimento de jogos que abordam temas artísticos, políticos, sociais e educativos.

Mauco, que é também doutor em ciências políticas e professor da universidade francesa SciencesPo, é o diretor e responsável pela criação do Prisme 7, novo jogo lançado em parceria com o Centre Pompidou, em Paris, maior museu de arte moderna e contemporânea da Europa.

Baseando-se na vasta coleção de obras-primas do museu e para iniciar o público sobre os temas da arte moderna e contemporânea, o jogo aborda os princípios da arte, como detalhes de cor e luz, de uma forma lúdica e educativa. Na entrevista ele contará ao público detalhes sobre o desenvolvimento do Prisme 7 e seu funcionamento. Além disso, o especialista abordará sobre outros projetos do estúdio Game in Society na área de governança pública epoderá compartilhar suas impressões sobre a relação da arte com os videogames e o futuro dessa mídia.

A terceira edição da série será com a cantora Laurence Brisset, diretora artística do Ensemble De Caelis, grupo francês de canto à capella composto por cinco mulheres. Com apresentações suspensas no Rio de Janeiro e outras cidades do Brasil por causa do confinamento social, Brisset traz uma amostra do trabalho do grupo, sua produção durante o confinamento e o que podemos esperar dessas vozes femininas quando se apresentarem no Brasil em 2021.

Por conta da emergência epidemiológica que o Brasil e grande parte do planeta vivem neste momento, a equipe cultural da Aliança Francesa também preparou uma programação francófona que o público poderá aproveitar em casa durante esse período de isolamento social. Através do site e das redes sociais da AF serão disponibilizados diversas recomendações de espetáculos, shows, filmes, palestras, debates e demais manifestações culturais especialmente para o enfrentamento deste momento de crise mundial.

Para aumentar a interatividade com o público a Aliança também convida a todos a participar e compartilhar suas dicas através de um vídeo de até 30 segundos para ser publicado nas redes sociais da Instituição. Os videos devem ser enviados para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou diretamente nos inbox das redes sociais da Instituição.

Confira as dicas culturais da AF e os destaque da semana. Participe!

Foto: divulgação

1ª ENTREVISTA: Bate-papo com Sandra Reinflet
A Aliança Francesa lança uma série de entrevistas com artistas francófonos e nossa primeira entrevistada é a artista francesa Sandra Reinflet. Fotógrafa, cantora e autora, ela escolheu resumir sua profissão como “inventora de histórias verdadeiras”, pois independente do suporte, seu trabalho sempre gira em torno de temas documentais. Sandra esteve há poucos meses no Brasil como parte de seu projeto VoiE.X, série de retratos de artistas que colocam o ato de criação como um ato de resistência em países onde viver com arte é um desafio. Ela nos conta como foi a realização desse trabalho no Brasil, como têm sido o isolamento social para ela na França e muito mais.

Acesse: https://youtu.be/PVkTREoo7wA

ARTIGO: Você já conhece o Verlan? – Descubra esse tipo de gíria francesa
Le céfran est zarbi, non? Talvez você esteja se achando um pouco ouf por não entender a frase anterior. O fato é que mesmo se você for fluente em francês, pode não conhecer o verlan. As palavras “céfran”, “zarbi”, “ouf”, fazem parte do vocabulário dessa espécie de gíria francesa, muito usada pelos franceses em contextos informais, principalmente os mais jovens.O professor Daniel Bartholomeu explicou pra gente como funciona essa construção linguística e, se quiser saber mais, publicamos em nosso blog um artigo sobre a origem do Verlan!
Acesse https://www.rioaliancafrancesa.com.br/voce-ja-conhece-o-verlan/

UnahiOpikithëri, Roraima, 1974 © Claudia Andujar/Exhibition Claudia Andujar, The Yanomami Struggle/Instituto Moreira Salles
DICA: Exposição da artista Claudia Andujar com a Fundação Cartier
Quem apresenta nossa dica cultural de hoje é Marcia Saddi, diretora geral da Aliança Francesa de Campo Grande. No vídeo, ela fala sobre a exposição da artista suíço-brasileira Claudia Andujar, organizada pela FondationCartier. A artista, que desde a década de 70 luta em defesa dos povos Yanomami, apresenta um lindo trabalho resultado de sua imersão na Floresta Amazônica. Com as medidas de isolamentos impostas em todo o mundo, a exposição presencial teve que ser fechada mas a FondationCartier preparou um hotsite dedicado à artista. Além das fotografias, você poderá conferir podcasts, videos e uma biografia da artista.
Confira em https://claudia-andujar.fondationcartier.com
https://www.facebook.com/aliancafrancesarj/videos/3219989201345313/

 


UnahiOpikithëri, Roraima, 1974 © Claudia Andujar/Exhibition Claudia Andujar, The Yanomami Struggle/Instituto Moreira Salles


DICA: Radio France Culture e o programa sobre gastronomia LesBonnesChoses
A dica cultural da Julie Mailhé, diretora da AF Niterói, é para quem ainda não conhece a rádio France Culture. A rádio francesa, dedicada aos temas relacionados à cultura e à sociedade, disponibiliza em seu site seus programas para você ouvir quando quiser. Nossa recomendação especial é o programa LesBonnesChoses, apresentado por Caroline Broué, é dedicada à gastronomia e alimentação. São vários episódios com temas diferentes, entrevistas com chefs e muito mais disponíveis em:
www.franceculture.fr/emissions/les-bonnes-choses
https://www.facebook.com/aliancafrancesarj/videos/675792006329432

DICA: Plataforma de dança Numéridanse
Você já conhece o site Numéridanse? A plataforma é uma videoteca digital da dança, organizada pela Maison de laDanse de Lyon. No site www.numeridanse.tv você encontra com inúmeros recursos, desde espetáculos, documentários, entrevistas, e muito mais do universo da dança. A dica da Justine Delefortrie, diretora geral da AF Belém, é começar pela Cabane de laDanse, série de vídeos onde coreógrafos ensinam uma coreografia para você seguir e dançar em casa. Diversão garantida pra toda a família! Acesse em www.numeridanse.tv/tadaam
https://www.facebook.com/aliancafrancesarj/videos/2915012038620312

Tem dicas para todos os gostos! Confira!

Sobre a Aliança Francesa
Prestes a completar 135 anos de atividades no Brasil, a Aliança Francesa é uma referência no idioma e, sem dúvida, a instituição mais conhecida do mundo, quando o assunto é a difusão da língua francesa e das culturas francófonas. Possui, atualmente, mais de 830 unidades em 132 países, onde estudam cerca de 500.000 alunos. Na França, ela conta com escolas e centros culturais para estudantes estrangeiros. O Brasil tem a maior rede mundial de Alianças francesas com 37 associações e 68 unidades.

É a única instituição no Brasil autorizada pela Embaixada da França, a aplicar os exames que dão acesso aos diplomas internacionais DELF e DALF, reconhecidos pelo Ministério da Educação Nacional francês. A Aliança Francesa também é centro de exames oficial para aplicação de testes internacionais com validade de dois anos TCF (Teste de Conhecimento do Francês) e TEF Canadense (Teste de Avaliação de Francês) e do teste nacional com validade de um ano Capes (reconhecido pelas agencias CAPES e CNPq do MEC).

Neste ano, em comemoração ao seu 135º aniversário, a Aliança Francesa terá grande quantidade de novidades. Dentre elas, a mudança no método de ensino, que trará maior dinamismo para as salas de aula, com ferramentas digitais e conteúdos muito atuais sobre toda cultura francófona, transformando as aulas em verdadeiros centros de debates de ideias e aprendizado colaborativo.

 

Serviço
Destaques da programação online!
1ª Entrevista da série com a artista francesa Sandra Reinflet
https://youtu.be/PVkTREoo7wA
2ª Entrevistada série com Olivier Mauco, desenvolvedor de videogames, presidente do estúdio parisiense Game in Society
(https://www.facebook.com/watch/?v=264407978091421)
Você já conhece o Verlan? – Descubra esse tipo de gíria francesa https://www.rioaliancafrancesa.com.br/voce-ja-conhece-o-verlan/
Exposição da artista Claudia Andujar com a Fundação Cartier https://www.facebook.com/aliancafrancesarj/videos/3219989201345313/
Radio France Culture e o programa sobre gastronomia LesBonnesChoses 
https://www.facebook.com/aliancafrancesarj/videos/675792006329432
Plataforma de dança Numéridanse
https://www.facebook.com/aliancafrancesarj/videos/2915012038620312

#viverjuntos #juntosadistancia #rioaliancafrancesa #tonaafrio #ficaemcasa #culturafrancesa #programaçãocultural

www.rioaliancafrancesa.com.br
https://www.facebook.com/aliancafrancesarj
https://www.youtube.com/user/aliancafrancesarj
https://www.instagram.com/rioaliancafrancesa/

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31