MINAS GERAIS, Belo Horizonte - De 11 a 17 de maio acontece a #MuseumWeek 2020, primeiro festival internacional dedicado às instituições nas mídias sociais.

A #MuseumWeek 2020, ação mundial promovida pelas instituições culturais nas mídias sociais, vai reunir entidades que, durante uma semana, oferecerão conteúdo digital com o lema “togetherness – 7 days, 7 themes, 7 hashtags”. Em português, o lema foi traduzido oficialmente como “União - 7 dias, 7 temas, 7 hashtags”. De acordo com a organização do evento, mesmo com a crise gerada devido à pandemia, a ação foi mantida e redirecionada, no sentido de incorporar a realidade que estamos vivendo e fortalecer o sentimento de conexão global.

Os museus da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) fazem parte dessa iniciativa. Entre os dias 11 e 17 de maio, as redes sociais do Museu Mineiro, Casa Guimarães Rosa, Casa Alphonsus de Guimaraens, Museu dos Militares Mineiros e do Centro de Arte Popular terão posts especiais com as hashtags do festival.

Na segunda-feira (11/5), os profissionais que atuam na linha de frente da luta contra o coronavírus serão homenageados com a hashtag #HeroesMW. Na terça-feira (12/5), a hashtag será #CultureInQuarantineMW, incentivando as pessoas em confinamento a recriar obras de arte a partir de objetos e pessoas de sua própria casa. Já na quarta-feira (13/5), o tema principal será #togetherMW, um tributo à coletividade e aos esforços conjuntos. O dia de relembrar exposições, eventos culturais e melhores momentos em museus e instituições afins será celebrado quinta-feira (14/5), com #MuseumMomentsMW. A sexta-feira (15/5) será dedicada às mudanças climáticas com #climateMW e, no sábado (16/5), será utilizada a hashtag #technologyMW, dedicada à tecnologia que ajuda a criar laços entre as pessoas e a ultrapassar esse momento difícil. A semana terminará no domingo (17/5), com um dia dedicado a #dreamsMW, que incentiva o compartilhamento de planos, projetos e sonhos de construir um futuro melhor.

Esta edição da #MuseumWeek conta com o apoio da UNESCO e também da Europa Nostra. Em 2015, a Conferência Geral da UNESCO emitiu uma “Recomendação” voltada à proteção e à promoção dos museus e das coleções, enfatizando especialmente sua diversidade e seu papel na sociedade. Para a UNESCO, os museus são essenciais e inestimáveis na promoção do patrimônio, da diversidade e do diálogo intercultural. Outra novidade é que, neste ano, as hashtags serão usadas também em português. Por exemplo, ao lado de #ClimateMW, tema do dia 15 de maio, poderá estar também #ClimaMW.

Confira as hashtags 2020: #Togetherness #MuseumWeek #MuseumsForCulture #MuseumsFromHome #StayHome #ShareCulture

11 de maio: #HeroisMW
12 de maio: CulturanaQuarentenaMW
13 de maio: #JuntosMW
14 de maio: #MomentosMuseuMW
15 de maio: #ClimaMW
16 de maio: #TecnologiaMW
17 de maio: #SonhosMW

Fonte: Secult MG

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31