SÃO PAULO, São Paulo - Nesta sexta-feira (17/04), o Conselho Internacional de Museus (CECA-BR) e a Rede de Educadores em Museus do Brasil (REM/BR) convocam colegas das redes de educadores em museus para troca de experiências e uma reflexão coletiva acerca dos caminhos e soluções para o enfrentamento das situações geradas pela pandemia mundial CONVID-19.

Pauta da reunião
- Contratos e demissões de educadores durante o período de fechamento dos museus.
- Pesquisa de levantamento de ações educativas

Roteiro de questões para o debate
https://drive.google.com/file/d/1XgIyX-J4nZpkF0fPyr3jZfVKGMfQaqOZ/view?usp=drivesdk

Link da reunião, às 17h
https://meet.jit.si/CecaBR_REMBR

Uso do aplicativo Jitsi, gratuito, sem problemas de roubo de dados, limite de tempo ou de participantes. Se você estiver usando um computador, basta acessar do seu navegador (de preferência, use o navegador Chrome). Se estiver do celular ou tablet, você terá que baixar o aplicativo (Jitsi Meet).

Confira a íntegra da convocação enviada no dia 16/04/2020

Colegas da educação museal,

Estamos vivendo um momento de muitas mudanças com fortes impactos na forma de atuação dos museus e, consequentemente, da educação museal. No Brasil e em outros países, o fechamento das instituições tem mostrado a importância que dos educadores têm na promoção dos acervos, na relação com o público e na manutenção da relevância social dos museus. Entretanto, muitos desafios se colocam para a efetivação das ações, que vão desde entender quais as possibilidades do trabalho no ambiente digital e quais as formas de atuação na Internet, até a própria manutenção das condições de empregabilidade.
Temos ouvido narrativas de museus, no Brasil e no mundo, que estão demitindo funcionários dos educativos, sob o argumento de que como as exposições estão fechadas os educadores ficariam sem função. Obviamente isso não condiz com a realidade, já que muitas ações educacionais podem e devem ser desenvolvidas a distância, utilizando principalmente as plataformas digitais e recursos online.
Soma-se a isso a possibilidade do teletrabalho e a diversidade de atribuições que um setor educativo possui numa instituição cultural, que permitem a realização de teletrabalho, tais como: o planejamento e registro de programas, projetos, ações e a avaliação dos mesmos, elaboração de políticas educacionais, formação continuada das equipes e profissionais, pesquisas (entre elas as de público, de opinião e aquelas voltadas para a construção do conhecimento e fundamentação das ações de educação museal), divulgação, todas constituindo orientações da Política Nacional de Educação Museal.
Há também uma realidade oposta a ser objeto de reflexão: em algumas instituições os profissionais e equipes educativas, mesmo sem ter a necessária formação ou acesso a recursos para tal, recebem demandas de produção de conteúdos e de divulgação online que não condizem com suas atribuições pedagógicas.
Frente a essa situação estamos chamando uma reunião de educadores museais de todo o Brasil para trocarmos experiências e pensarmos coletivamente quais os caminhos para enfrentarmos as situações colocadas pela pandemia.
Elaboramos um roteiro com perguntas para facilitar a organização da reunião e ter as falas mais sintéticas para que todos que desejarem participar possam se manifestar. Sugerimos que acessem esse link para um roteiro de questões para o debate: https://drive.google.com/file/d/1XgIyX-J4nZpkF0fPyr3jZfVKGMfQaqOZ/view?usp=drivesdk

A reunião será na sexta-feira, dia 17/04, às 17h00. Usaremos o aplicativo Jitsi, que é gratuito e não tem problemas de roubo de dados, limite de tempo ou de participantes. O link da reunião é: https://meet.jit.si/CecaBR_REMBR

Se você estiver usando um computador, basta acessar do seu navegador (de preferência, use o navegador Chrome). Se estiver do celular ou tablet, você terá que baixar o aplicativo (Jitsi Meet).

Qualquer dúvida, estou a disposição!

Até breve!

CECA Brasil e REM Brasil
Luciana Conrado Martins
Coordenadora, Seção Brasileira do Comitê para a Educação e Ação Cultural | Conselho Internacional de Museus (CECA-BR)

Fonte: divulgação por e-mail (SEM RS)

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31