RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - O Centro Cultural Correios apresenta a exposição Celebrar, Superação e Arte, de 27 de julho a 18 de setembro de 2016.

A mostra apresenta ao público 151 cartelas de selos datados entre 1896 e 2012, que formam uma linha temporal sobre a história do esporte. A coleção pertence a Roberto Gesta de Melo, maior colecionador particular de peças sobre esporte do mundo. A entrada é gratuita, e a mostra é organizada pela produtora cultural Claudia Lopes.

A experiência esportiva é sempre marcada pela arte da entrega e da superação. A exposição Celebrar, Superação e Arte apresenta a história do esporte contada por meio dos selos. São 31 edições de jogos de verão representadas na linha do tempo.  Além dos selos, o público também poderá apreciar objetos postais, cartas circuladas e não circuladas, carimbos e narrativas correlatas.

Para o colecionador, Roberto Gesta de Melo, a mostra é importante para o público pois é comum, durante grandes eventos esportivos, a realização de exposições filatélicas relativas ao tema. Roberto Gesta conta: “Recebi com satisfação o convite para exibir um conjunto de selos e material correlato. Por decisão pessoal, escolhi um misto de raridades, algumas das quais peças únicas, ao lado de simples curiosidades ou de artefatos esteticamente atraentes, especialmente para crianças e jovens.”. O colecionador afirma ainda que o público visitante do Centro Cultural Correios encontrará um conjunto heterogêneo, cuja intenção é buscar novos interessados no antigo hábito do colecionismo filatélico.

Sobre o Colecionador
Roberto Gesta de Melo, representante da América do Sul no Conselho da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), é presidente da Confederação Sul-Americana de Atletismo (CONSUDATLE) e da Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA). Dono da maior coleção particular de itens esportivos do mundo, foi presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), vice-presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e secretário de Esportes do Estado do Amazonas.
 
Serviço:
Exposição “Celebrar, Superação e Arte”
Abertura para convidados: 27 de julho às 19h.
Visitação: de 28 de julho a 18 de setembro de 2016.
Horário: de terça a domingo, das 12h às 19h.
Local: Centro Cultural Correios - Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro, Rio de Janeiro.
Classificação etária: Livre para todos os públicos.
Entrada Franca
Acesso para pessoas com deficiência
Produção: Oito Arte Empreendimentos Culturais Ltda.
Organização: Claudia Lopes

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31