MINAS GERAIS, Belo Horizonte - Nome fundamental do simbolismo no Brasil, o poeta Alphonsus de Guimaraens tem seu Museu reaberto à visitação a partir deste sábado (9).

Após uma restauração, o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, situado na cidade de Mariana, está pronto para receber a comunidade. Para marcar essa nova fase do espaço, a Secretaria de Estado de Cultura e sua Superintendência de Museus e Artes Visuais promovem uma visita ao local no primeiro dia de sua reabertura.

Situado na Rua Direita, o museu é reinaugurado após reformas na parte hidráulica e elétrica, troca do telhado e do forro, elaboração de projetos de incêndio, sinalização e iluminação, adaptação de acessibilidade, restauração de parede interna, pintura interna e externa, reforma dos banheiros e cozinha.

Neste primeiro momento, o visitante poderá conferir um resumo da vida e obra do poeta. Fotografias do imóvel feitas por Ailton Fernandes entre 2009 e 2016, período em que o imóvel esteve fechado, estão dispostas no primeiro pavimento. O segundo andar é preenchido com mobiliário, livros e objetos que remetem à história do autor. Banners instalados no imóvel também ajudam a contar a trajetória do poeta, como a histórica visita de Mário de Andrade ao escritor, realizada em 1919. Durante essa primeira visita, os “Afonsinhos”, grupo de crianças e jovens mantido pela Academia Marianense de Letras que recitam poesias de Alphonsus de Guimaraens farão uma apresentação.

Para a superintendente de Museus e Artes Visuais, Andréa de Magalhães Matos, o momento é de comemoração. “Os moradores de Mariana têm grande afinidade com o poeta simbolista, que é autor da letra do hino da cidade, cantado com entusiasmo em todas as cerimônias relevantes. Ao reabrirmos o museu, devidamente restaurado, depois de sete anos em que esteve fechado à visitação, possibilitaremos o reencontro da comunidade com esse ícone da cidade”.

Segundo o secretário de Estado de Cultura Angelo Oswaldo o momento é propício ao reencontro com o poeta mineiro. “A casa de Alphonsus é morada da poesia. Soam os responsos da Sé e a algazarra dos 14 filhos, na serena manhã de Mariana. Mário de Andrade vem de São Paulo, no trem da História, e bate à porta, como um rei mago atraído pela estrela. E com ele entramos para admirar o Poeta da lua, do amor e da morte. Venham todos. Alphonsus está à espera”.

A partir da ocasião, o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens fica disponível para visitação pública.

A casa de Alphonsus de Guimaraens
Situado à Rua Direita, nº 35, o imóvel que abriga o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens está instalado no centro histórico de Mariana e apresenta características das construções de estilo colonial, dentro dos padrões estéticos do fim do século XVIII até o  início do século XIX. O prédio é composto por dois pavimentos e um quintal, onde se distribuem os espaços expositivos, educativos, áreas de pesquisa, administrativas e de convivência do museu.

O museu foi criado em 7 de março de 1987. Devido ao péssimo estado de conservação da casa, foi fechado em 2009 e seu acervo foi transferido para guarda na reserva técnica da Sumav, em Belo Horizonte. Em 2013, após o desenvolvimento de projeto de restauro e adapatações de acessibilidade, iniciaram-se obras de recuperação, agora concluídas.

O poeta
Alphonsus de Guimaraens nasceu em Ouro Preto em 24 de julho de 1870. Faleceu em Mariana no dia 15 de julho de 1921. Sua poesia é marcada pela espiritualidade e sua obra apresenta uma atmosfera de religiosidade, melancolia, sonho e mistério. Deixou notável conjunto de poemas entre os quais “Ismália”, “A Catedral”, “Hão de chorar por ela os cinamomos”, reconhecidos entre os mais significativos versos do simbolismo brasileiro. Seus livros “Pastoral aos crentes do amor e da morte” e “Setenário das dores de Nossa Senhora” também ficaram impregnados no coletivo poético. Em sua numerosa descendência, destacam-se o escritor João Alphonsus e o poeta Alphonsus Filho. O poeta atuou ainda como juiz municipal em Mariana e escreveu, nesta casa-museu, grande parte de sua obra.

Serviço
Museu Casa de Alphonsus de Guimaraens será reaberto para visitação
Data: Sábado, dia 9 de julho de 2016
Horário: 11 horas
Local: Museu Casa Alphonsus de Guimaraens
Rua Direita, 35 – Centro – Mariana /MG
Informações: (31) 3557-3259
Entrada gratuita

Fonte: SEC MG

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31