RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - O Passaporte Cultural Rio chegou a 900 eventos oferecendo descontos. As centenas de atrações estão espalhadas por toda a cidade. Além de atrações culturais, serviços como bares, restaurantes, livrarias e transportes também fazem parte do Passaporte.

O número de eventos ainda pode aumentar, já que o terceiro período de inscrições para que instituições e estabelecimentos possam participar do Passaporte fica aberto até o próximo dia 6 de julho. A iniciativa da Prefeitura do Rio tem como principal objetivo aproveitar a visibilidade que a cidade terá durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

A Biblioteca Parque de Manguinhos, a Casa França-Brasil, a Feira de São Cristóvão, os teatros João Caetano, Mário Lago e Arthur Azevedo foram alguns dos novos espaços inseridos no Passaporte com uma programação cultural. Lançado em maio, o Passaporte contempla peças teatrais, espetáculos de dança, shows, exposições, entre outros. Para se inscrever, é preciso se cadastrar no site do projeto e fazer a opção de retirar o passaporte em um dos três pontos de distribuição ou receb~e-lo pelos Correios. No Centro Cultural Banco do Brasil, os passaportes poderão ser retirados de quarta a segunda, das 10h às 20h. Já na Cinelândia e no Terminal Alvorada os postos funcionam de terça a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 14h.

O Passaporte Cultural Rio dá acesso às atrações do Circuito Cultural Rio, que até setembro vai apresentar um amplo panorama da produção cultural carioca. Todas as iniciativas - que serão apresentadas em museus, centros culturais, teatros, lonas e arenas - foram selecionadas pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio de edital ou seleções públicas. No site também estão disponíveis os detalhes das atrações que fazem parte do Circuito Cultural, incluindo sugestões de roteiros por região e por temas.

O Passaporte Cultural Rio é semelhante ao documento usado em viagens: a cada atração ou estabelecimento visitado, o usuário ganha um carimbo para marcar a experiência. Idealizado pela Prefeitura do Rio, foi inspirado na bem-sucedida experiência do Passaporte dos Museus Cariocas, criado para celebrar os 450 anos da cidade, em 2015. Para os brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, o passaporte é gratuito. Já os turistas estrangeiros pagam R$15.

Entre os parceiros do projeto está o Metrô Rio, que oferece desconto de R$ 1,20 nos bilhetes duplos nas viagens realizadas nos fins de semana. O cartão é válido para o dia da compra, dentro do horário de funcionamento do sistema.

Fonte: Prefeitura do RJ

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31