RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - De olho no combate ao volume assustador de lixo gerado pelos blocos no último fim de semana - a Comlurb coletou 11,1 toneladas de lixo nos blocos de rua do Rio somente no último sábado - dez quiosques da orla de Ipanema e Leblon, bairros recordistas na sujeira, vão dar o start em uma campanha ecológica a partir deste fim de semana.

Foto: divulgação

A iniciativa tem como objetivo promover a substituição de milhares de copos plásticos descartáveis de uso único, constantemente abandonados nas praias e ruas, por copos ecológicos e retornáveis.

Os copos poderão ser retirados em consignação, por apenas R$ 10, com direito a uma unidade por CPF. Após o uso, os clientes poderão devolver o copo em qualquer quiosque participante e pegar o dinheiro de volta. O copo é feito em polipropileno, é inquebrável, térmico (mantém a bebida gelada por mais tempo), feito com tinta atóxica e é 100% reciclável. Os modelos são práticos, bonitos e colecionáveis. Foram desenvolvidas duas mil unidades, divididas em quatro estampas exclusivas. Cada copo ecológico reduz, em média, de cinco a oito copos plásticos utilizados por pessoa em um evento.

O "conceito caução", difundido pela empresa Capim Selo Verde, vem ganhando cada vez mais adeptos em diferentes tipos de eventos da cidade, com grande economia de copos plásticos de uso único. A ação foi viabilizada pela Orla Rio Concessionária, com o objetivo de minimizar esse volume de lixo durante o carnaval. "Ficamos muito preocupados com a quantidade de lixo gerado pelos blocos no último fim de semana e decidimos agir. Criamos essa campanha divertida que é a cara dos cariocas e esperamos que essa mobilização conscientize as pessoas sobre a importância de manter a cidade limpa. É uma forma de cair na folia e ainda ajudar a salvar o planeta com estilo.", comenta João Marcello Barreto, CEO da concessionária.

A expectativa é ter uma redução de 10% no lixo gerado durante o final de semana. "Com os foliões usando o copo, que é até 25 vezes mais ecológico segundo estudos europeus, a nossa expectativa é despertar o senso de responsabilidade individual de cada um, tanto sobre a geração do problema quanto em relação a contribuição direta na solução. Acreditamos que, mais importante do que jogar o lixo nos locais corretos, é necessário produzir menos lixo", destaca Guilherme Araujo, sócio-fundador da Capim Selo Verde.

A partir deste sábado os copos ecológicos vão colorir os blocos Imaginô? Agora amassa (sábado, no Leblon), Pega Rex! (sábado, em Ipanema), Empolga às 9 (domingo, em Ipanema), Se não quiser me dar, me empresta (domingo, em Ipanema), Bloco da chaleira do Vidigal (domingo, no Leblon) e Simpatia é quase amor (domingo, em Ipanema). A ação deve se estender durante os dias do carnaval também.

Os foliões conscientes poderão ainda postar fotos em suas redes sociais com o copo, usando a hashtag #carnapraia #limpeseum2, para incentivar e engajar mais pessoas a fazerem o mesmo e não usarem copos descartáveis durante o carnaval.

Confira a lista de quiosques participantes
Coisa de Carioca - Av. Vieira Souto - em frente ao Colégio São Paulo
Por do Sol - Av. Vieira Souto - em frente a R. Joaquim Nabuco
Cat´s - Av. Vieira Souto - entre RuaTeixeira de Melo e Rua Farme de Amoedo
Quase Nove - Av. Vieira Souto - em frente a R. Vinícius de Moraes - Hotel Sol de Ipanema
Miltão - Av. Vieira Souto - em frente a R. Maria Quitéria - Hotel Cezar Park
Espírito de Porco - Av. Vieira Souto - entre R. Maria Quitéria e R. Garcia D'Ávila
Para – Raio - Av. Vieira Souto - entre R. Garcia D'Ávila e R. Aníbal de Mendonça
Riba - Av. Delfim Moreira - em frente a R. Almirante Pereira Guimarães
Café de la Musique - Av. Delfim Moreira, S/N QLB 08 Em frente a Rainha Guilhermina
Du Leblon - Av. Delfim Moreira - em frente a Av. Bartolomeu Mitre - Hotel Marina Palace

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31