SÃO PAULO, São Paulo - Um coletivo interdisciplinar com uma produção consistente em diferentes suportes: esculturas, desenhos, pinturas, fotografias e instalações.

'Arma II' - Bazuca, 2018 - Gabi Celan e Lila Loula | Créditos: Estúdio Extraordinário

Em comum, são todos guiados por uma prática que passa pela filosofia da arte e pela produção plástica, e finda na transmissão de arte. Essas são as diretrizes do Atelier do Centro, grupo de mais de 30 artistas brasileiros e estrangeiros, comandado por Rubens Espírito Santos (o RES), que inaugura a exposição Méthodo, em 15 de janeiro na Emmathomas Galeria.

Com curadoria de Ricardo Resende, o recorte da mostra privilegia os artistas de produção mais consistente, que estão há mais tempo no Atelier, dentre eles, Anna Israel, Gabi Celan, Gabriel Botta, Lila Loula, Luca Parise e o próprio RES.

O título da exposição coexiste com a prática comum que sustenta o organismo Atelier do Centro. "O méthodo é uma vontade de estruturar uma ponte (desmoronada) entre o mundo prático e o mundo do pensamento. Faz parte da constituinte que o aluno não apenas desenvolva capacidades intelectuais - organização, escrita, leitura e disciplina - como também saiba agir no mundo real", explica Anna Israel.

Abrir a programação do ano com um "ateliê escola de arte" vai ao encontro da proposta da Galeria em estabelecer laços criativos e afetivos com o público. "A prática do Atelier do Centro exalta a relevância de projetos embasados na experimentação. Eles reutilizam, reconfiguram, desorganizam e, por fim, ressignificam os materiais do desenho, da escultura, da pintura e fotografia", pontua Ricardo Resende.

O Atelier do Centro
Comandado por Rubens Espírito Santos, o RES, e composto por mais de 30 artistas brasileiros e estrangeiros, com nomes como Anna Israel, Gabriela Celan, Gabriel Botta e Luca Parise. O coletivo está na ativa há mais de 20 anos, com ininterruptas produções artísticas e cursos de artes visuais. Os artistas usam suportes diversos, como escultura, desenho, pintura, fotografia e instalações. O cerne da produção do Atelier é o Méthodo, uma prática concebida por RES que soma conceitos como filosofia da arte, produção plástica e a transmissão da arte. O grupo está concentrado em cinco galpões, em locais como Valongo, bairro do litoral paulistano de Santos, e na Espanha.

Rubens Espírito Santo
Rubens Espírito Santo (São José dos Campos, 1966) é artista, pedagogo e pensador. Em 2000, funda o Atelier do Centro, ativo desde então na Rua Epitácio Pessoa, centro de São Paulo. Estuda estética, filosofia, teoria da arte, psicanálise e literatura. Expôs no Instituto Tomie Ohtake, na Pinacoteca do Estado de São Paulo e no Centro Cultural São Paulo. É vencedor do prêmio Funarte (2009 - 2010) e do Rumos Itaú Cultural (2005).

Serviço
Emmathomas Galeria
Méthodo, do Atelier do Centro
Abertura: 15 de janeiro, às 19h
Período expositivo: de 16 de janeiro até 9 de fevereiro
Alameda Franca, 1054 - Jardim Paulista
Segunda a sexta-feira, de 11h às 19h, sábado, de 11h às 15h

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31