RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - A Aliança Francesa do Rio de Janeiro e a Câmara de Comércio França-Brasil promovem, de 10 a 21 de junho, a Semana Francesa, uma experiência imperdível que visa projetar e difundir a cultura e a expertise francesa por meio de diversas áreas de conhecimento, como a culinária, a arte, o idioma, a beleza, a tecnologia, entre outros.

"É uma maneira de mostrar que muito além da difusão da língua francesa, há uma preocupação com o intercâmbio entre culturas e a valorização de sua diversidade. Esta iniciativa é muito ampla na medida em que envolve arte, cinema, gastronomia, literatura e negócios, por exemplo, e busca abrir as portas para quem deseja conhecer a cultura, preparar para o mercado de trabalho ou mesmo carreia acadêmica", explica o diretor Geral da Aliança Francesa do Rio de Janeiro, Jean-Paul Lefèvre.

Um dos destaques é o Festival Varilux de Cinema Francês que proporciona a exibição de 15 filmes recentes e inéditos no Brasil, com a participação de diretores e artistas, promoção de oficinas de roteiro e crítica cinematográfica. Acontecerá também o Mon Petit Festival que traz leitura de contos, oficinas, debates e exposições, com a participação especial de Lilian Thuram, criador da Fundação Lilian Thuram contra o racismo, Pauline Comis, ilustradora francesa, e Anne Clerc, especialista em literatura infanto-juvenil francesa.

Segundo Emmanuelle Boudier, diretora-executiva da Câmara de Comércio França-Brasil do Rio de Janeiro (CCFB-RJ), "a Semana Francesa tem como objetivo levar uma amostra do savoir-faire francês ao cotidiano dos participantes, oferecendo uma experiência a partir de diversas áreas do conhecimento como gastronomia, artes, luxo, idioma, entre outras", destaca.

No dia 10, às 19h30, um encontro com a literatura africana no Auditório Aliança Francesa Botafogo com Antonio Manso e Brigitte Bentolila, com leitura de textos dos autores africanos Sony Labou Tansi (Congo) e Mia Couto (Moçambique). A leitura, que será em francês, sem tradução, tem direção de Brigitte Bentolila e apresenta trechos de diversas obras dos autores, como o conto "O menino que escrevia versos", de Mia Couto e "La vie et demie" de Sony Labou Tansi. Já no dia 16, às 19h30, a leitura de trechos do clássico da literatura francesa "Les Fables de la Fontaine", como "le corbeau et le renard", " la cigale et la fourmi", "le laboureur et ses enfants", "le vieux chat et la jeune souris", em francês, pelo diretor Geral da Aliança Francesa do Rio de Janeiro Jean-Paul Lefèvre e a diretora cultural  Isabelle Diris.

Já no dia 14 de junho acontece na Câmara do comércio França-Brasil a palestra Journée du Luxe trará novidades sobre o mercado de luxo, e servirá como um ambiente de integração entre interessados no tema e especialistas da área. Na área gastronômica, os restaurantes Brasserie Rosário, Chez Françoise, Miam Miam, Oui Oui, Petit Sanduicheria e Galani vão preparar cardápios especiais para a Semana Francesa.

A programação da Semana Francesa também conta com visitas guiadas em francês à exposição "Paris-Rio Plages", na Galeria da Aliança Francesa Botafogo, dia 15 (quarta-feira), às 19h30, e dia 18 (sábado), em duas sessões: 10h30 e 11h30, com entrada gratuita. A mostra da fotógrafa francesa Marich Devise é um trabalho artístico participativo, inspirado na tradição do estúdio fotográfico africano e desenvolvido por vários anos pela artista, por conta da associação Clichés Urbains.

E ainda atividades na área da gastronomia, como a aula de gastronomia para crianças, no sábado, 18, às 14h.  Já na segunda-feira, dia 20, às 18h, uma degustação de ceviche às cegas, e ainda uma palestra sobre a cachaça Magnífica, no mesmo horário, com degustação ao final. As três atividades serão ministradas pelo chef Frederic Monnier e realizadas no auditório da Aliança Francesa Botafogo. As senhas serão distribuídas 1h antes na entrada do local.

Em outras regiões da cidade como Centro e Zona Sul, restaurantes e hotéis oferecerão cardápios e pacotes especiais; acontecerão palestras sobre assuntos ligados a temas como gastronomia, luxo e empreendedorismo. Acontecerá também o Mon Petit Festival que traz leitura de contos, oficinas, debates e exposições, com a participação especial de Lilian Thuram, criador da Fundação Lilian Thuram contra o racismo, Pauline Comis, ilustradora francesa, e Anne Clerc, especialista em literatura infanto-juvenil francesa.

O encerramento das atividades acontece no dia 21, terça-feira, às 19h30, no Auditório da Aliança Francesa Tijuca. A "Fête de la Musique" apresenta o show da cantora Valérie Lu, cantora parisiense que se apresenta em grandes salas em Paris, percorre varias cidades da França e participa da cena internacional em festivais. No Brasil teve a oportunidade de trabalhar com Ângela Rô Rô, Hermeto Pascoal, Leny Andrade, Arthur Maia e muitos outros.

Programação Aliança Francesa:
Os eventos na Aliança Francesa, em Botafogo, são gratuitos e sujeitos à lotação das salas. As senhas são distribuídas, uma hora antes das ações, na Galeria, exceto para as visitas guiadas, que devem ser solicitadas por e-mail.

- 10 de junho - 19h30 - Leitura de textos de Sony Labou Tansi e Mia Couto por Antônio Manso e Brigitte Bentolila, com direção de Brigitte Bentolila. Em francês, sem tradução Local: Auditório da Aliança Francesa Botafogo
- 15 de junho - Das 19h30 às 20h00 - Visita guiada da exposição de Marich Devise, "Paris-Rio Plages", em francês, com Léa Phelippeau (sem tradução simultânea). Local: Galeria da Aliança Francesa Botafogo - Inscrições até 15 de junho: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- 16 de junho - 19h30 - Leitura de textos "Les Fables de la Fontaine" em francês por Jean-Paul Lefèvre e Isabelle Diris (sem tradução simultânea). Local: Auditório
- 18 de junho - Das 10h30 às 11h30 - Visitas guiadas (2 sessões) em francês da exposição de Marich Devise, "Paris-Rio Plages". Local: Galeria Inscrições até 17 de junho: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- 18 de junho - 14h00 - Aula de Gastronomia para crianças (a partir de 6 anos) com o chef Frederic Monnier. Local: Auditório da Aliança Francesa Botafogo
- 20 de junho - 18h00 - Aula de gastronomia com o chef Frederic Monnier: Ceviche com degustação às cegas e Palestra sobre a cachaça Magnífica com degustação. Local: Auditório da Aliança Francesa Botafogo
- 21 de junho - 19h30 Fête de la Musique - Show de Valérie Lu. Local: Auditório da Aliança Francesa unidade Tijuca - (Rua Andrade Neves, 315).
- 10 a 21 de junho - FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS 15 filmes recentes, inéditos no Brasil; encontros com diretores e artistas; promoção de oficinas de roteiro e crítica cinematográfica | variluxcinefrances.com
- 10 a 15 de junho - MON PETIT FESTIVAL Leitura de contos, oficinas, debates, exposições e exibição de filmes, com a participação especial de Lilian Thuram, criador da Fundação Lilian Thuram contra o racismo, Pauline Comis, ilustradora francesa, e Anne Clerc, especialista em literatura infanto-juvenil francesa. | Programação completa e inscrições pelo site: www.bibliofranca.org.br

Sobre a Aliança Francesa
A Aliança Francesa comemorou 130 anos de atividades no Brasil em 2015. Além de ser uma referência no idioma, ela é, sem dúvida, a instituição mais respeitada e conhecida do mundo, quando o assunto é a difusão da língua francesa e das culturas francófonas. Ela possui, atualmente, mais de 850 unidades em 135 países, onde estudam cerca de 500.000 alunos. Na França, ela conta com escolas e centros culturais para estudantes estrangeiros. O Brasil tem a maior rede mundial de Alianças francesas com 40 associações e 69 unidades.É a única instituição no Brasil autorizada pela Embaixada da França, a aplicar os exames que dão acesso aos diplomas internacionais DELF e DALF, reconhecidos pelo Ministério da Educação Nacional francês. A Aliança francesa também é centro de exames oficial para aplicação de testes internacionais com validade de dois anos TCF (Teste de Conhecimento do Francês) e TEF (Teste de Avaliação de Francês) e do teste nacional com validade de um ano Capes (reconhecido pelas agencias CAPES e CNPq do MEC). A Aliança Francesa no Brasil desenvolve parcerias com inúmeras empresas francesas e brasileiras além de ser um ator essencial do diálogo cultural franco-brasileiro.

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30