DISTRITO FEDERAL, Brasília - Nos dias 04 e 05 de agosto, a cidade de Congonhas (MG) receberá o III Encontro de Sineiros de Minas Gerais.

Ofício de Sineiros em MG (Acervo: Iphan)

Promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o encontro tem como objetivo apresentar aos detentores desse bem os resultados obtidos em relação às demandas anteriores, bem como novas proposições para a continuidade da salvaguarda. Durante o evento, haverá o lançamento do Manual Entendendo os Sinos e do Dossiê Toque dos Sinos e o Ofício de Sineiros em Minas Gerais.

Forma de expressão produzida e reproduzida na vivência coletiva de inúmeras cidades mineiras, o toque dos sinos compõe o ambiente sonoro das Minas Gerais, configurando-se como elemento que congrega os seus habitantes em torno de acontecimentos cotidianos e como referência identitária dessa população e da história dessas cidades. Para a manutenção desta tradição é essencial, por outro lado, a presença do sineiro, o grande responsável pela execução dos toques e pela sua transmissão às novas gerações – ofício que não se aprende na escola. Em 03 de dezembro de 2009, o Toque dos Sinos em Minas Gerais e o Ofício de Sineiros foram registrados pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil, no Livro de Registro das Formas de Expressão e no Livro dos Saberes, respectivamente.

Desde 2009, a Superintendência do Iphan-MG tem realizado encontros com os Sineiros dos municípios contemplados pelo inventário que instruiu o processo de registro, buscando levantar suas demandas e necessidades em relação à continuidade deste ofício e desta forma de expressão tradicional no Estado. Além disso, foram realizadas reuniões com representantes dos poderes públicos dos municípios contemplados pelo inventário, visando o estabelecimento de possíveis parcerias para a salvaguarda desses bens culturais.

Serviço
III Encontro de Sineiros de Minas Gerais, lançamento do Manual 'Entendendo os Sinos e do Dossiê Toque dos Sinos e o Ofício de Sineiros em Minas Gerais'
Data: 04 e 05 de agosto
Local: Museu de Congonhas - Alameda Cidade de Matosinhos de Portugal s/n

Fonte: Iphan

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31