RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - A Fundação Casa de Rui Barbosa promove, no dia 19 de junho, das 9h às 16h, o I Seminário – Moda: uma abordagem Museológica.

O evento, com entrada franca, é direcionado a profissionais da área de moda, de museus; docentes e estudantes da área de conservação e restauração, história, museologia, moda e interessados nas áreas de Patrimônio Cultural.

Capacidade máxima: 200 participantes. Inscrições antecipadas no seguinte link: https://museucasaruibarbosa.typeform.com/to/Gr6Pzh

O seminário tem os seguintes objetivos
- O estudo das coleções de moda como fonte primária de pesquisa e estudos para novos criadores de moda;
- Fomentar a cultura da Moda Brasileira através da história de seus criadores, empresas e marcas que são representativas no cenário nacional e internacional;
- Aprofundar o debate sobre a conservação de acervos de moda enquanto uma atividade científica, considerando as dificuldades existentes historicamente, no reconhecimento e tratamento deste tipo de acervo e suas coleções.
- Apesar de ser uma atividade “nova” no País, é absolutamente necessária, considerando os projetos e parcerias existentes entre instituições públicas e privadas, museus e colecionadores, universidades e criadores, buscando assim, um outro olhar para novas investigações e a conservação de acervos patrimoniais têxteis.

O evento é idealizado e coordenado pela profa. dra. Manon Salles (USP) em parceria com profissionais das seguintes instituições da FCRB-Fundação Casa de Rui Barbosa, UFRJ- Curso de Conservação e restauração, UniRio - Curso de Museologia, IZA - Instituto Zuzu Angel/ Casa Zuzu Angel da Memória de Moda do Brasil, MIP- Museu Imperial de Petrópolis, TENDERE – Pesquisas de tendências e Pier Ponto Projetos Especiais. Os trabalhos apresentados serão disponibilizados em formato de artigo após o evento no site da FCRB.

Proposta
Acompanhou-se na última década o crescimento do interesse em estudar as vestimentas, os artefactos têxteis de moda, enquanto parte importante da cultura material.

Talvez em função dos novos museus de moda inaugurados a partir dos anos 1980 em instituições internacionais, ou de uma nova abordagem proposta por estudiosos da história social da moda, existe cada vez mais a necessidade de uma curadoria especializada em museus. Percebe-se que temas relacionados à moda (roupa) e seu processo de musealização necessitam de encontros científicos, onde seja possível a discussão de trabalhos e pesquisas que estão sendo realizados no país e no exterior.

No Brasil, temos importantes coleções de vestimentas e indumentárias (roupa social e figurinos) espalhadas em diversos museus (históricos, antropológicos, de arte e de moda) necessitando novas pesquisas e uma melhor abordagem sobre a atividade de conservação e divulgação deste patrimônio.

Eixos temáticos
Coleções têxteis de moda e indumentária no Brasil
Documentação, conservação e restauração de artefactos têxteis
Exposições de moda: entre o expor e o conservar
Cultura Material e o papel social e histórico das roupas

Programação
9h - Abertura
Tema: Acervos Têxteis e Musealização: importância da Conservação Preventiva
Conferencista: Prof. Dr. Ivan Coelho de Sá (UniRio- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- Diretor da Museologia)

Mesa 1: Coordenação da mesa: Ludmila Costa (Museóloga – UniRio)
Conferência 1
Tema: A coleção de chapéus do Museu Imperial de Petrópolis e a preservação de um patrimônio cultural
Conferencista: Profa. dra. Eliane Marchesini Zanatta (Restauradora têxtil do Museu Imperial de Petrópolis)

10h
Conferência 2
Tema: Como expor pequenos artefactos têxteis
Conferencistas: Pier Paolo Balestrieri (Arquiteto, cenógrafo e diretor de arte da Pier Ponto Projetos Especiais)

10:30h
Conferência 3
Tema: Exposições de moda no Museu Histórico Nacional a partir da Coleção Sophia Jobim
Conferencista: Profa. dra. Ana Audebert (Universidade Federal de Ouro Preto- UFOP)

13h
Mesa 2: Coordenação da mesa: Anna Gabriela Faria (museóloga do Museu Casa de Rui Barbosa )
Conferência 1
Tema: As coleções de moda da Casa Zuzu Angel em processo de musealização.
Conferencistas:
Hildegard Angel (Presidente do Instituto Zuzu Angel)
Profa. Dra. Manon Salles (Universidade de São Paulo - USP. Coordenadora de documentação e conservação do acervo têxtil/moda na Casa Zuzu Angel)

14h
Conferência 2
Tema: A coleção MASP Rhodia: investigação e documentação da coleção.
Conferencistas:
Profa. dra. Patricia Sant’ Anna (Fundadora e diretora de Pesquisa na TENDERE )

14h30
Conferência 3
Tema: Os quimonos de Maria Augusta Rui Barbosa: história, materialidade e nomenclatura
Conferencistas: Profa. dra. Maria Luisa Soares - Kuka (Universidade Federal do Rio de janeiro- UFRJ) e
Gabriela Lúcio (bolsista de iniciação científica – Fundação Casa de Rui Barbosa, graduanda em Conservação e Restauração - Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ)

Fonte: FCRB

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31