MINAS GERAIS, Belo Horizonte - Instalações, pinturas e textos propõem a noção do tempo. Juntos, esses elementos referem-se ao passado e ao presente, e também indagam por aquilo que está por vir em nossa sociedade (e o que já acontece).

'Que fazer'. Instalação (Foto: divulgação)

Explorando este tema, Gladston Costa apresenta na Galeria de Arte BDMG Cultural, a inédita Ideias de Novo, exposição individual selecionada pelo programa de ocupação da galeria, o Mostras BDMG.

A abertura será realizada no dia 27 de abril, às 19h. A visitação poderá será realizada diariamente, inclusive sábados, domingos e feriados, até o dia 28 de maio, de 10h às 18h. Às quintas-feiras, horário estendido, de 10h às 21h. O acesso é gratuito.

Escritos de Lenin, Bertolt Brecht, Octavio Paz, Marta Traba, Florestan Fernandes, Antonio Candido e Mario Pedrosa; uma fotografia recente de um jornal de economia; um telegrama interceptado. “Juntos esses elementos servem para dizer muito sobre os eventos políticos, sociais e econômicos mais atuais”, explica Gladston Costa. O artista desenvolve proposições artísticas a partir de questões tomadas à cultura visual, tratando sempre das suas implicações nas práticas da arte contemporânea e nas possibilidades de diálogo do campo artístico com elementos da indústria cultural, cultura popular, economia e antropologia visual.

A exposição revela fragmentos da história do pensamento crítico do último século, da crítica da cultura e da prática política na América Latina, propondo um diálogo entre ideias, textos e fatos da realidade mais imediata. “Essa exposição é uma espécie de urgência para mim. Tive sempre essa relação com as questões atuais e fui deixando aparecer neste trabalho criado especialmente para a galeria”, afirma o artista.

Todas as proposições mostradas indicam a recorrência de uma série de eventos na história, que podem ser representados por uma dinâmica circular ou como aquilo que retorna infinitamente. As obras ressaltam acontecimentos já vividos e que hoje se tornam atuais novamente.

'Marcadores'. Esmalte sintético sobre tela (Foto: divulgação)

Saiba mais sobre o artista
Gladston Costa é doutorando e mestre em artes visuais pelo programa de pós-graduação em artes da Escola de Belas Artes, da UFMG. Atua nas áreas de história e crítica de artes visuais e filosofia da arte.

Conheça o BDMG Cultural
O BDMG Cultural é um instituto que há 30 anos realiza ações na área da música, das artes visuais, do audiovisual e das artes cênicas. Braço cultural do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, a instituição acredita que a cultura faz parte do desenvolvimento e está diretamente ligada a qualidade de vida. Suas ações culturais abrem espaço para jovens, novos e consagrados artistas. A galeria de arte promove exposições abertas à visitação diariamente, de 10h às 18h, inclusive aos finais de semana e feriados. A instituição faz parte do Circuito Liberdade, corredor cultural localizado em uma histórica área da capital mineira e composto por 16 equipamentos, entre museus e centros culturais. 

Serviço
Galeria de Arte BDMG Cultural apresenta 'Ideias de Novo', de Gladston Costa
Visitação: 28 de abril a 28 de maio, diariamente (inclusive sábados, domingos e feriados), de 10h às 18h
Horário estendido: quinta-feira, de 10h às 21h
Lançamento do catálogo: 17 de maio
O acesso é gratuito - Mais informações: (31) 3219-8691

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31