DISTRITO FEDERAL, Brasília - O Museu das Missões/Ibram realizou nesta quarta-feira (25) uma ação educativa com cerca de 50 estudantes da Escola Municipal Eduardo Damião, da rede pública municipal de São Miguel das Missões (RS), englobando os 7º, 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental.

Foto: divulgação

Os estudantes e professores assistiram à exibição do vídeo documentário “João Hugo Machado – O zelador da história” que trata da história de vida do primeiro zelador do Museu, o qual foi um dos principais responsáveis pela formação do acervo museológico da unidade, através da coleta de peças que realizou nos anos 1940 e 1950 em diversos locais da região missioneira, como capelas comunitárias e residências de particulares. Hoje o acervo é a maio coleção pública de imagens missioneiras em madeira policromada dos séculos XVII e XVIII de todo o Mercosul.

Além da exibição do vídeo e debate sobre a trajetória do zelador e do museu, também foi realizada uma visita mediada à Casa do Zelador e ao atelier de Restauro do Museu das Missões, localizado no Pavilhão Lucio Costa. Lá os estudantes conversaram com o restaurador do museu e sua assistente sobre o tratamento das imagens missioneiras em madeira policromada dos séculos XVII e XVIII, e conheceram detalhes das etapas e processos que envolvem os serviços de Conservação e Restauro do acervo museológico institucional.

As atividades foram realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, no âmbito das comemorações aos 30 anos de emancipação do município de São Miguel das Missões e dos 40 anos do Espetáculo Som e Luz.

Fonte: (Texto e fotos) Equipe do Museu das Missões (edição: Ascom Ibram)

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31