RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - A Secretaria Municipal de Meio Ambiente celebra, nesta quarta-feira (1/06), os dez anos de criação do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e Urca (MoNa), um dos cartões postais mais conhecidos da cidade,

que exerce um valioso papel ambiental ao garantir a preservação, defesa da paisagem local e a manutenção da biodiversidade. Localizado na Urca, na Zona Sul da cidade, o conjunto de morros, tombado desde 1973 pelo SPHAN - Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional tornou-se uma unidade de conservação ambiental municipal em 2006, garantindo a conservação e recuperação do ecossistema de Mata Atlântica existente e o patrimônio paisagístico da área, para o desfrute da população. Além de todos esses atributos, o MoNa também é parte integrante do sítio do Patrimônio Mundial da Humanidade, declarado pela UNESCO em 2012.

O Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca não oferece apenas beleza cênica e natural em seus 38 mil m² de área verde, mas diversos atrativos aos seus visitantes. O mais procurado é o passeio de teleférico, o famoso "bondinho do Pão de Açúcar". Outra opção é a Pista Cláudio Coutinho, voltada à prática da corrida e caminhada, onde as pessoas desfrutam das belíssimas paisagens entre o mar e a montanha.

Além disso, o local oferece a Trilha do Morro da Urca, inúmeros mirantes (com vistas do Corcovado, orla de Copacabana, Enseada de Botafogo e da Baia de Guanabara) e vias de escalada para os praticantes do montanhismo, o que tornou a área o principal centro de escalada urbana do Brasil.

Fonte: Prefeitura do RJ

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30