RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Na próxima segunda-feira (6), a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) realizará a terceira edição do projeto Aberto para Obras – iniciativa que surgiu em meio à execução do projeto de revitalização e restauração do jardim histórico da instituição.
O programa tem o objetivo de compartilhar histórias que tratam da importância cultural do espaço, localizado em Botafogo, no Rio de Janeiro, além da exposição de todo o processo aplicado na conservação, restauração, arqueologia e paisagismo de sítios históricos.
Com o foco em paisagismo, esta edição do projeto contará com a presença da arquiteta-urbanista e mestre em paisagismo Claudia Brack, gerente de paisagismo da Fundação Parques e Jardins (FPJ), vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Também consultora em paisagismo do projeto de revitalização e restauração do jardim histórico, Claudia abordará em sua palestra questões sobre projetos de recuperação do local e o acompanhamento dos trabalhos no jardim, da sua implantação às etapas de plantio.
"Nós criamos esse projeto porque estávamos preocupados com a manutenção do vínculo que temos com a comunidade. Oferecemos não apenas o acesso às informações sobre o projeto de revitalização, mas também mostramos o que tem ocorrido aqui, ao vivo e a cores. O aproveitamento tem sido bastante positivo", destaca a chefe do Museu Casa de Rui Barbosa, Jurema Seckler.
Após a palestra, será também realizada uma visita mediada ao jardim histórico, conduzida pelos turismólogos bolsistas do museu e acompanhada pela paisagista, que irá responder perguntas e curiosidades sobre as atividades realizadas em campo durante o projeto.
A atividade será gratuita e aberta ao público mediante agendamento prévio, via formulário disponível nesta página. Podem participar tanto profissionais da área, como leigos interessados. As vagas são limitadas. É obrigatório aos participantes da visita mediada o uso de sapatos confortáveis, fechados e sem salto – tênis, de preferência. A FCRB informou que devido à instabilidade do clima, em caso de chuva, a visita ao canteiro de obras pode ser cancelada. A palestra, entretanto, permanecerá conforme programada.
Vale destacar que, mesmo durante o fechamento do jardim e do museu, a consulta aos acervos e as atividades educativas e culturais desenvolvidas pela instituição no prédio anexo, incluindo cursos e seminários, estão sendo mantidas sem prejuízo aos usuários.
O Projeto de Revitalização e Restauração do Jardim Histórico da Casa de Rui Barbosa é financiado pelo Fundo Nacional da Cultura (FNC) e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O programa Aberto para Obras teve início em fevereiro. Em março, a instituição sediou uma palestra sobre arqueologia, também seguida de uma visita guiada ao jardim.
Serviço:
Aberto para Obras
Local: Fundação Casa de Rui Barbosa
Endereço: Rua São Clemente, 134, auditório
Data: 6 de junho
Horário: 15h
Fonte: MinC