RIO GRANDE DO SUL, Porto Alegre - No mês de fevereiro, o Instituto Ling faz uma pausa em sua programação de cursos e espetáculos para manutenção do edifício, que permanecerá aberto ao público para visitação da exposição do artista Sérvulo Esmeraldo e com o funcionamento do Press Café, nos seus horários normais.

Pessoas de qualquer idade e formação, interessadas em arte contemporânea brasileira, podem agendar visitas guiadas à exposição e ao acervo de obras de arte, oferecidas para grupos às quartas-feiras, das 11h às 20h. Os agendamentos devem ser feitos pelo e-mail do Programa Educativo: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

As visitas são sempre acompanhadas por um monitor do Educativo, que também apresenta a exposição PulsationsPulsações – Do arquivo vivo de Sérvulo Esmeraldo, em cartaz até 31 de março. Após a visita, o grupo é convidado a participar de uma oficina baseada em uma obra ou artista do acervo permanente. Todos os participantes ganham o catálogo da exposição em cartaz. As oficinas são realizadas conforme disponibilidade de espaço.

O Instituto Ling está aberto à visitação de segunda a sexta, das 10h30min às 22h, e aos sábados, das 10h30min às 20h. Não haverá expediente nos dias 02 e 03 (feriado local) e durante o período de Carnaval (de 10 a 14 de fevereiro).

Sem título, Déc. 1960 - Matriz em chapa de metal (Fotógrafo: Gerson Tung)

Sobre as obras do acervo e a exposição
A exposição PulsationsPulsações – Do arquivo vivo de Sérvulo Esmeraldo mostra a trajetória de um dos artistas mais originais da arte brasileira, o cearense Sérvulo Esmeraldo, falecido em fevereiro do ano passado, pouco antes de completar 88 anos. Conhecido por seu rigor geométrico-construtivo, Esmeraldo incursionou pela escultura, a gravura, a ilustração e a pintura, tendo sido um dos pioneiros da arte cinética e autor de obras de geometria e luminosidade singulares. A mostra, com curadoria de Ricardo Resende, traz 84 peças – entre gravuras, matrizes, desenhos, estudos, relevos, maquetes, instalações, documentos e fotografias – que fazem parte do arquivo do IAC – Instituto de Arte Contemporânea (São Paulo/SP).

'PulsationsPulsações' joga luz sobre o rico processo criativo do artista em seus primeiros anos na França, uma fase de aprendizado, de iniciação nas técnicas da gravura em metal e litografia. Contempla os desenhos e as gravuras em metal que compõem esse período europeu, sob a influência do abstracionismo lírico que vigorava na capital francesa naquele momento, que seria uma resposta à Action Painting nova-iorquina. É acompanhada, ainda, de uma seleção de esculturas e de duas pinturas posteriores a essa fase, quando explorou a topologia das coisas e formas.

A exposição é organizada pelo Instituto Ling e o IAC – Instituto de Arte Contemporânea de São Paulo, com patrocínio da Crown Embalagens e realização do Ministério da Cultura / Governo Federal.

O acervo de obras de arte do Instituto Ling é composto de cerca de 15 peças da coleção particular de William e Sandra Ling, entre pinturas, esculturas e instalações. Fazem parte do acervo artistas contemporâneos brasileiros reconhecidos internacionalmente e expoentes da nova geração, como Vik Muniz, Ivan Serpa, Karin Lambrecht, Guilherme Dable, Elida Tessler, Dudi Maia Rosa, Shirley Paes Leme, Nelson Félix, Frida Baranek, Karen Axelrud, José Leopoldo Plentz e Hugo França. Acesse aqui a relação completa de artistas e obras.

Sérvulo Esmeraldo - autor desconhecido (Arquivo IAC)

Serviço
Visitas guiadas para grupos – arte contemporânea brasileira
Todas as quartas-feiras, das 11h às 20h
Agendamento pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo fone (51) 3533-5700
Atividade gratuita

Exposição 'PulsationsPulsações – Do arquivo vivo de Sérvulo Esmeraldo'
Artista: Sérvulo Esmeraldo
Curadoria: Ricardo Resende
Local: Galeria do Instituto Ling
Período de visitação: até 31 de março de 2018
Horário: de segunda a sexta, das 10h30min às 22h e sábados, das 10h30min às 20h
Não haverá expediente nos dias 02 e 03 (feriado local) e durante o período de Carnaval (de 10 a 14 de fevereiro).
Entrada Franca
Endereço: Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto Alegre
Fone: 51 3533-5700 | Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
http://www.institutoling.org.br/index.php/exposicoes.html

Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade através da educação e da cultura.

O Instituto Ling atua em três segmentos: Educação, Cultura e Saúde. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. A abertura de seu Centro Cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre- pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre.

A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

www.institutoling.org.br

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31