RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - No dia 19 de dezembro, o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) e o Sítio Roberto Burle Marx realizarão, a partir das 16 horas, a entrega da Medalha Mário de Andrade a personalidades que se destacaram – na atuação direta na equipe da Casa ou em parcerias – na pesquisa, documentação e promoção das Culturas Populares e do Patrimônio Cultural.

Desde outubro, a Medalha Mário de Andrade vem sendo concedida em todo o país a diversas personalidades e instituições brasileiras como agradecimento e reconhecimento oferecido a esses parceiros, por seu notório apoio: na promoção e proteção dos bens culturais do Brasil, de modo a garantir sua permanência e usufruto para as gerações atuais e futuras; no incentivo à continuidade dos trabalhos do Iphan; e nas ações que enaltecem e valorizam a riqueza cultural brasileira.



Homenageado(a)s

- Gina Guelman Gomes Machado, cientista política, por sua atuação à frente da Fundação Vitae, que proporcionou, por meio de apoio a projetos deste CNFCP, realizar ações voltadas para as áreas de documentação: aquisição de mobiliário para a reserva técnica do Museu, registro fotográfico de cerca de 40% do acervo museológico; instalação do laboratório de conservação; produção do guia sonoro para a exposição de longa duração; aquisição de mobiliário para guarda e acondicionamento do acervo sonoro-visual; produção de projeto educativo itinerante.

- Letícia Costa Rodrigues Vianna, antropóloga, por sua atuação na coordenação do Projeto Celebrações e Saberes da Cultura Popular, com o qual o CNFCP saiu na frente, no ano de 2000, no atendimento à recém-criada Política Nacional do Patrimônio Imaterial, implementando projetos voltados para testar seus instrumentos de inventário, registro e salvaguarda.

- Maria Laura Viveiros de Casto Cavalcanti, antropóloga, por sua atuação à frente da área de Pesquisa desta instituição na década de 1980, em que se destaca o projeto de pesquisa sobre a trajetória dos estudos de folclore, e sua permanente parceria e interlocução ao longo dos últimos anos como ativa integrante da Associação de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro, tendo sido sua diretora.

- Ricardo Gomes Lima, antropólogo, por sua atuação à frente da área de Pesquisa desta instituição e em especial na consolidação dos programas de fomento do artesanato brasileiro – PACA e Promoart – que aprofundam o sentido de apoio às expressões das culturas populares com ações que propiciam seu florescimento autossustentável.

- Zulmira Canário Pope, bibliotecária e documentalista, por sua atuação na Biblioteca Noronha Santos, no Arquivo Central/RJ e no Sítio Roberto Burle Marx, onde foi responsável pelo acervo bibliográfico e arquivístico e realizou o inventário do acervo  biblioteconômico, possibilitando sua inclusão no tombamento federal da unidade. A servidora se destacou também como presidente da Asphan, onde atuou com enorme empenho e dedicação a favor de todo o quadro de servidores da instituição.

Na mesma ocasião haverá outros dois eventos: uma mostra dedicada ao Promoart – Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural, com vendas, dando conta dos seus cerca de oito anos de atuação junto a 56 comunidades artesanais, em que se destacam, na fase atual, ações voltadas para qualificar a difusão e comercialização. Entre essas ações está a reformulação e adequação do Espaço de Comercialização da Sala do Artista Popular, obra entregue em agosto deste ano.

O outro evento é o lançamento, no Rio de Janeiro, do livro Miriti: mãos que tecem sonhos, produzido pelo grupo Olhar Fotográfico, formado por fotógrafos amadores de Abaetetuba, PA. A obra aborda a arte de fazer o brinquedo de miriti, também conhecido como brinquedo do Círio de Belém, contemplando 20 artesãos locais e homenageando a artesã Nina Abreu, importante referência entre seus pares, que veio
a falecer pouco depois do livro editado.

Serviço
Dia 19 de dezembro de 2017, às 16h
Local: Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular
Rua do Catete, 179 – Catete (metrô)
Rio de Janeiro – RJ – 22.220-000
(21) 3826-4324
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.cnfcp.gov.br

Fonte: CNFCP

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31