BAHIA, Salvador - No domingo (17) Afrânio Peixoto faria 141 anos.

Para homenageá-lo, a Fundação Pedro Calmon (FPC), órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Centro de Memória da Bahia, responsável pela gestão da Casa de Cultura e Memorial Afrânio Peixoto, em Lençóis, promoverá uma série de atividades na cidade natal do escritor entre os dias 14 a 19 de dezembro.



As homenagens começarão na quinta (14), às 18h30, com a apresentação cultural do Grupo de Capoeira Corda Bamba de Lençóis, em frente a Casa de Cultura e Memorial Afrânio Peixoto, na rua Afrânio Peixoto, centro da cidade. Em seguida, às 19h, no auditório da Casa de Cultura, a mesa de abertura contará com as presenças do prefeito de Lençóis, Marcos Ailton de Araújo, Arany Santana, Secretária de Cultura do Estado da Bahia, do diretor geral da FPC, Zulu Araújo, Rafael Fontes, Diretor do Centro de Memória da Bahia, Emílio Tapioca, Presidente do Conselho Estadual de Cultura, e Majorie Nolasco, diretora do Campus da Universidade Estadual de Feira de Santana em Lençóis. Por fim, será aberta a Exposição de Títulos Honoríficos e fotografias digitalizadas de Afrânio Peixoto, como também, a exposição Mandalas de Cerâmica.

Na sexta (15), na Praça do Rosário, a Biblioteca de Extensão da FPC ficará aberta ao publico das 14h às 18h. Às 18h30, terá uma apresentação com o Grupo de Maculêlê de Lençóis. Às 19h, no auditório da Casa de Cultura, acontece a abertura do Cineclube Maria Bonita, com a exibição de depoimentos e do filme Diamante Bruto, com participação da diretora da Casa de Cultura, Dulce Ferrero.

No sábado (16), além da Biblioteca de Extensão, que receberá visita durante todo o dia, na Praça do Rosário, às 19h acontecerá no auditório da Casa de Cultura, a segunda sessão do Cineclube Maria Bonita, com a exibição do documentário “Mestres Artífices da Bahia” e debate com Marcelo Abreu, diretor e roteirista do documentário, realizado pelo Iphan, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFBA e MinC.

Para encerrar as atividades e celebrar a data de aniversário de Afrânio Peixoto será realizada, às 19h, uma Retreta da Philarmônica Lyra Popular de Lençóis, na praça do Rosário, no domingo (17), em seguida, uma missa em homenagem na Igreja do Rosário.

Afrânio Peixoto foi um importante literato e médico legista. Nascido em Lençóis, nas Lavras Diamantinas, em 17 de dezembro de 1876, filho do Coronel Francisco Afrânio Peixoto e Virginia de Morais Peixoto. Diplomou-se em medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1897. Mais tarde, à convide de Juliano Moreira, Afrânio Peixoto se muda para a Capital Federal, o Rio de Janeiro, para assumir vaga de inspetor de saúde pública (1902) e diretor do Hospital Nacional dos Alienados (1904). Ingressou posteriormente no magistério superior tendo chegado a Reitor da Universidade do Distrito Federal (1935).

Além da carreira médica, Afrânio Peixoto foi deputado federal pela Bahia na legislatura de 1924-1930 e desde 1900 produziu mais de 35 obras literárias, sendo eleito para a Academia Brasileira de Letra em 1911, sucedendo Euclides da Cunha na Cadeira nº 7. Afrânio Peixoto faleceu em 1947. Após sua morte a família doou seu acervo para a constituição da Casa Afrânio Peixoto no imóvel onde viveu em Lençóis. Posteriormente a Casa Afrânio Peixoto foi incorporada à Fundação Pedro Calmon – Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia, passando a se chamar Casa de Cultura e Memorial Afrânio Peixoto.

CMB 
O Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA), tem como objetivo a difusão da história da Bahia, através da preservação e ordenação de arquivos privados e personalidades públicas, bem como a realização de exposições, seminários e cursos de formação gratuitos. Entre suas funções, é responsável pelo Memorial dos Governadores Republicanos da Bahia (MGRB), localizado no Palácio Rio Branco, no Centro Histórico de Salvador.

Serviço
Evento em comemoração aos 141 anos de Afrânio Peixoto
Local: Casa de Cultura e Memorial Afrânio Peixoto - Lençóis - BA
Data: 14 a 19 de dezembro. Lençóis.
Horário: 19h
Gratuito

Fonte: Secult BA

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31