SÃO PAULO, São Paulo - Nos próximos dias 16 e 17 de outubro, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, em São Paulo, fará uma homenagem à professora Ana Mae Barbosa, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, responsável por um trabalho pioneiro em arte-educação no Brasil.

O centro vai promover o Seminário Ana Mae Barbosa, com a participação de seus ex-orientandos, hoje mestres e doutores em arte-educação.

O evento será aberto por Ana Mae no dia 16, segunda-feira, às 14h30. Na ocasião, ela vai conversar sobre a sua trajetória, compartilhando suas reflexões sobre a pesquisa, a formação, o ensino e a aprendizagem em artes no Brasil. “Eu pretendo contar a minha experiência na direção do Museu de Arte Contemporânea da USP e os projetos que desenvolvemos priorizando a arte-educação e a multidisciplinaridade”, observa a professora, que atualmente está aposentada, mas ainda leciona na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. “Estou muito surpresa e feliz com essa homenagem. O próprio Sesc reuniu os meus orientandos, cerca de 60 mestres e doutores.”

O evento será composto de mesas de debates que abordarão temas como as escolas de arte no Brasil e as contribuições de Ana Mae Barbosa para a formação de educadores, entre outros (leia a programação completa do Seminário Ana Mae Barbosa neste link)

Ana Mae Barbosa: educadora da USP é pioneira em arte-educação no Brasil (Foto: Cecília Bastos/USP Imagens)

Arte-educação
Quando fala sobre a importância da arte na educação, Ana Mae Barbosa, aos 81 anos, levanta a bandeira que carrega desde o início da década de 1970. Tempo em que o Brasil nem imaginava a importância do mestrado que concluiu na Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos. Em 1978, fez o doutorado na Universidade de Boston e chegou ao Brasil como a primeira especialista em arte-educação. Uma formação que compartilhou como professora, ao longo de 43 anos, na USP. Orientou cerca de 60 mestres e doutores na ECA, que vêm desenvolvendo projetos de arte-educação em todo o País.

“A arte-educação teve um desenvolvimento importante nas duas últimas décadas, mas ainda tem muitos desafios pela frente”, diz Ana Mae. “De mera atividade, passou a ser uma área de conhecimento. Antes, os professores se limitavam a dar lápis, papel e tinta para a criança desenhar. E essa atividade também é importante. Mas hoje a criança passou a ver, observar e ler a imagem de forma crítica. No entanto, é preciso que a importância da arte na educação seja mais reconhecida para o desenvolvimento da percepção, da criatividade, da inteligência.”

O Seminário Ana Mae Barbosa será realizado nos dias 16 e 17 de outubro, das 14h às 21h30, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (Rua Doutor Plínio Barreto, 285, 4o andar, Bela Vista, em São Paulo).

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3254-5600.

As inscrições para o seminário estão esgotadas. O evento será transmitido ao vivo pelo portal do Sesc São Paulo (sescsp.org.br).

Fonte: Jornal da USP

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31