RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - O Oi Futuro divulgou na última quinta-feira (14/09) a lista dos projetos e negócios sociais de perfil cultural selecionados por edital do Labora, Laboratório de Inovação Social, para programa de desenvolvimento do setor, em parceria com o Instituto Ekloos e a Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro.

O ciclo de formação abrange a incubação de 15 projetos e aceleração de outros cinco negócios sociais. O objetivo é fortalecer organizações sem fins lucrativos e empreendedores sociais que possuam boas ideias na área da cultura para gerar impacto social, apoiando o desenvolvimento e a inovação do setor no Rio.

“Com esta iniciativa, o Oi Futuro quer impulsionar a concretização de boas ideias na área de cultura. A formação em gestão é cada vez mais importante nesse setor, não só para viabilizar ações culturais, mas também para que elas consigam atingir todo seu potencial de impacto e alcance”, diz Carla Uller, gestora de Inovação Social do Oi Futuro.

Entre os selecionados pelo edital estão negócios sociais tão diversos quanto uma plataforma de publicação de livros online para estudantes e uma iniciativa de gastronomia no Complexo da Maré, entre outros. A maior parte dos negócios sociais selecionados está nas Zonas Norte e Oeste, também foram escolhidas iniciativas dos municípios de Rio Bonito e Cabo Frio. A seleção de organizações traz coletivos culturais, cineclubes, jornais comunitários, grupos de teatro, oficinas artísticas e até uma biblioteca ambulante, instalada em um triciclo. Foram contempladas iniciativas da Cidade de Deus, Santa Cruz, Méier, Estácio, Honório Gurgel, Lapa, Jacarepaguá, Manguinhos, Barra da Tijuca e da Zona Sul.

As mentorias do programa começam ainda este mês, no prédio administrativo do Oi Futuro, no Flamengo, e acontecem até maio de 2018.Também estão previstos cursos de formação em novembro de 2017 e março de 2018 para até 100 organizações sem fins lucrativos.

Lançado em julho deste ano, o Labora é o Laboratório de Inovação Social do Oi Futuro, um ambiente de conexão, aprendizagem e criação para organizações e empreendedores comprometidos com a transformação de impacto. O Labora oferece programas de incubação e aceleração para projetos e negócios sociais em diferentes fases de maturação e perfil empreendedor. A proposta é impulsionar o desenvolvimento de soluções de impacto para os problemas das cidades.

O Ekloos é uma aceleradora social que já fortaleceu mais de 900 organizações sociais por meio de capacitações e mentorias, nas áreas de gestão estratégica, para trazer inovação às iniciativas socioculturais.

Veja os selecionados na parceria Labora + Instituto Ekloos

Negócios sociais
Estante Mágica (Catete, Rio) - Plataforma de publicação de livros online para estudantes da rede pública e particular.

Maré de Sabores (Complexo da Maré, Rio) – A iniciativa promove a capacitação profissional de moradoras da Maré na área da gastronomia e no comércio de alimentos por meio do serviço de buffet. Busca desmistificar que possa ter produção de qualidade dentro da favela.

Somar (Cabo Frio, RJ) - Iniciativa para produção de eventos esportivos e culturais para pessoas com deficiência na Região dos Lagos.

Lona dos Sonhos... Uma Lona na Lua! (Rio Bonito, RJ) - Criação de um teatro de Lona, de baixo custo, para circular em cidades do interior do país.

Roda do Mundo Produções Artísticas e Culturais (Vila Isabel, Rio) - Comercialização de produtos que divulgam a cultura afro e possibilitam a identificação desse público.

Organizações
Cinema Nosso (Lapa, Rio) – Produção de vídeos e capacitação na área audiovisual.

Instituto d'O Passo (Laranjeiras, Rio) - Organização pretende divulgar o método de ensino de música O Passo.

Instituto Cohen (Campo Grande, Rio) – Desenvolvimento de projetos sociais da área e formação de grupos de dança, teatro e cinema.

Honório Gurgel Coletivo (Honório Gurgel, Rio) - Coletivo cultural que promove ações em Honório Gurgel.

Associação Imaginário Digital (Flamengo, Rio) – Promove o Festival Visões Periféricas, que articula audiovisual, educação e tecnologias para ampliar o universo de expressão e percepção estética das periferias brasileiras.

Leão Etíope do Méier (Méier, Rio) - Grupo atua na Praça Agripino Grieco com programação de shows musicais, exposições, cineclube, performances artísticas, circenses, teatrais e de dança.

CDD Acontece (Cidade de Deus, Rio) - Aplicativo, página no Facebook e portal que difunde atividades culturais na Cidade de Deus.

Instituto Cultural No Palco da Vida (Olaria, Rio) - Organização oferece oficinas de interpretação teatral, TV, dança e maquiagem, além de produzir espetáculos em diversos espaços do bairro.

Luiz 's Startup (Santa Cruz, Rio) – Ativa o Grupo Teatro A Céu Aberto do Saquassu e o coletivo artístico Três Pontos, composto por três companhias teatrais da Zona Oeste.

Livreteria Popular Juraci Nascimento (Estácio, Rio) - Triciclo de livros - biblioteca ambulante no Complexo de São Carlos.

Instituto AVES (Jacarepaguá, Rio) - Organização que atua com moda e eventos de Charme.

Agência de Comunicação Comunitária – Fala Manguinhos (Manguinhos, Rio) – Produz e distribui jornal comunitário de Manguinhos.

Coletivo Abrigo (Botafogo, Rio) - Grupo que atua com arquitetura tátil em praças da periferia e promove intervenções artístico-culturais.

Rio Invisível (Glória, Rio) – A organização trabalha com a ressignificação da imagem de moradores de rua por meio de fotografias e narrativas em primeira pessoa. O Facebook é a principal plataforma de divulgação (90 mil curtidas e o engajamento de cerca de 400 mil pessoas por publicação).

Associação dos Amigos do Cineclube Gigoia (Barra da Tijuca, Rio) - Projeto de audiovisual que utiliza espaços de aulas de judô para a projeção de filmes, unindo o tatame ao cinema.

Sobre o Oi Futuro
O Oi Futuro promove, apoia e desenvolve ações inovadoras e colaborativas para melhorar a vida das pessoas e da sociedade. Com a atuação nas frentes de Educação, Cultura, Inovação Social e Esporte, o instituto acelera iniciativas que potencializam o desenvolvimento pessoal e coletivo, fomentam experimentações de inovação e estimulam conexões.

Na Educação, o Oi Futuro investe em modelos inovadores para inspirar novas formas de aprender e ensinar com o NAVE (Núcleo Avançado em Educação), que forma jovens para as economias digital e criativa, com foco na produção de games, aplicativos e produtos audiovisuais. O programa, desenvolvido em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco, oferece ensino médio integrado. Além de obter formação voltada para a indústria criativa e digital, os estudantes do NAVE são incentivados a desenvolver o espírito empreendedor e a estabelecer suas primeiras conexões profissionais, por meio de projetos e eventos de integração com o mercado de inovação.

Na área Cultural, o instituto atua como um catalisador criativo, impulsionando pessoas através das artes, estimulando a produção colaborativa e promovendo o acesso à cultura na era digital. O Oi Futuro mantém um centro cultural no Rio de Janeiro, com uma programação que valoriza a produção de vanguarda e a convergência entre arte contemporânea e tecnologia, além da gestão do Museu das Telecomunicações e de sua Reserva Técnica, pioneiro no uso da interatividade no Brasil. Também no Rio, o Oi Futuro mantém a Oi Kabum!, escola de arte e tecnologia onde está abrigado o Lab.IU, Laboratório de Intervenção Urbana, e o LabSonica, laboratório de experimentação sonora e musical, para fomentar a criatividade e a inovação no campo do som e da música. O Instituto também realiza o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, que seleciona projetos em todas as regiões do país por meio de edital público.

Na Inovação Social, o Oi Futuro viabiliza projetos empreendedores inovadores que trazem propostas para solucionar desafios atuais das cidades, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade, por meio do Labora, Laboratório de Inovação Social. O Oi Futuro também aposta em projetos esportivos que conectem pessoas e promovam a inclusão e a cidadania.

Fonte: Oi Futuro

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31