RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Uma instalação sonora, 'Ebu d´Água' é a obra de Chiara Banfi que será exposta no Oi Futuro, dentro do projeto Techn_Nô, de 11 de setembro a 5 de novembro, no pátio de entrada do Centro Cultural do Flamengo.

A obra é baseada na harpa d'água, artefato encontrado em jardins japoneses, que produz som com a água que cai no interior de uma concha acústica.

Chiara Banfi transforma a vitrine de 13 metros de extensão em uma pauta musical e simula uma situação sonora com pequenas pedras de rios, criando diferentes resultados. A obra é mais uma criação baseada no diálogo entre som e arquitetura que marca o trabalho da artista, nascida em São Paulo, em 1979, e vivendo atualmente no Rio de Janeiro. Ela também já realizou pesquisas com frequências de sonoridades usando pedras vulcânicas e seixos conectados por um cabo, além de obras com discos de vinil e instrumentos musicais

Chiara é formada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e já realizou individuais no Brasil, França e Holanda, além de ter participado de coletivas também no Brasil, no Japão e nos Estados Unidos. Entre as coletivas, destacam-se “Ao Amor do Público”, Museu de Arte do Rio (Rio de Janeiro, RJ, 2016) e “Prospect 1”, MCASD, (San Diego, EUA, 2013). A artista foi indicada ao Prêmio PIPA de Arte Contemporânea em 2010, 2012 e 2016.

Sobre o Projeto Tech_Nô
O Projeto Tech_Nô, título da ocupação de uma vitrine de 13 metros lineares na área externa do corresponde a uma iniciativa que pretende dar ao público a oportunidade de conhecer melhor a produção contemporânea, seja dos novos talentos ou de nomes já consagrados. A proposta se constitui num incentivo à criação artística voltada às experiências unindo arte e tecnologia, contrapondo ou articulando “alta tecnologia” com a tradição, expressa pela metáfora do teatro Nô japonês.

Sobre O Oi Futuro
O Oi Futuro promove, apoia e desenvolve ações inovadoras e colaborativas para melhorar a vida das pessoas e da sociedade. Com a atuação nas frentes de Educação, Cultura, Inovação Social e Esporte, o instituto acelera iniciativas que potencializam o desenvolvimento pessoal e coletivo, fomentam experimentações de inovação e estimulam conexões.

Na Educação, o Oi Futuro investe em modelos inovadores para inspirar novas formas de aprender e ensinar com o NAVE (Núcleo Avançado em Educação), que forma jovens para as economias digital e criativa, com foco na produção de games, aplicativos e produtos audiovisuais. O programa, desenvolvido em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco, oferece ensino médio integrado. Além de obter formação voltada para a indústria criativa e digital, os estudantes do NAVE são incentivados a desenvolver o espírito empreendedor e a estabelecer suas primeiras conexões profissionais, por meio de projetos e eventos de integração com o mercado de inovação.

Na área Cultural, o instituto atua como um catalisador criativo, impulsionando pessoas através das artes, estimulando a produção colaborativa e promovendo o acesso à cultura na era digital. O Oi Futuro mantém um centro cultural no Rio de Janeiro, com uma programação que valoriza a produção de vanguarda e a convergência entre arte contemporânea e tecnologia, além da gestão do Museu das Telecomunicações e de sua Reserva Técnica, pioneiro no uso da interatividade no Brasil. Também no Rio, o Oi Futuro mantém a Oi Kabum!, escola de arte e tecnologia onde está abrigado o Lab.IU, Laboratório de Intervenção Urbana. O Instituto também realiza o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, que seleciona projetos em todas as regiões do país por meio de edital público.

Na Inovação Social, o Oi Futuro viabiliza projetos empreendedores inovadores que trazem propostas para solucionar desafios atuais das cidades, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade. O Oi Futuro também aposta em projetos esportivos que conectem pessoas e promovam a inclusão e a cidadania.

Serviço
'Ebu d´água', de Chiara Banfi
Projeto Tech_Nô
Curadoria: Alberto Saraiva
De 11 de setembro a 5 de novembro
De 11h às 20h
Entrada Franca
Classificação: Livre

Oi Futuro
Rua Dois de Dezembro, 63
Flamengo
Tel: (21) 31313060

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31