RIO GRANDE DO SUL, Porto Alegre - O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs) abriu a mostra “Sandro Ka – Tanto barulho por nada”, nesta quinta-feira, (24), às 19h.

A exposição individual do artista apresenta 30 obras inéditas que traduzem seu repertório criativo: um universo temático e processual marcado pela presença de objetos e imagens da cultura popular e da indústria cultural. Ana Albani de Carvalho assina curadoria da mostra que permanece até dia 25 de setembro no museu, com entrada franca.

Artista traz um universo temático marcado pela presença de objetos e imagens da cultura popular e da indústria cultural (Foto: divulgação)

Com uma trajetória que inclui diversas exposições, Sandro Ka lança mão da apropriação como procedimento operatório central, tendo a ironia como figura de linguagem. Em seus trabalhos, a imaginação infantil, a religiosidade e a citação de ícones da historiografia da arte e da cultua pop são temas convocados como referências explícitas para questionar sistemas de crença, posições políticas, tradições e comportamentos.

Segundo Ana Albani, “na arte contemporânea, diferentes propostas jogam com o humor e a ironia como estratégias para atiçar a brasa do pensamento crítico, seja no espectador, seja na instituição que acolhe a obra e a exposição. Em tanto barulho por nada, Sandro Ka lança mão dessa poderosa ferramenta e propõe jogos de montagens que, propositalmente, ferem as regras estéticas do “bom-gosto” e as definições convencionais para o que entendemos como “obra de arte.”

Carlos Trevi, que apresenta o artis, afirma que “interessa ao artista o estabelecimento de relações entre elementos advindos de contextos distintos com a intenção de estabelecer novas possibilidades de leitura. Essa re-significação é proposta no campo da produção de novos sentidos, agregando valores simbólicos e de status a elementos cotidianos em inusitadas articulações”.

Sandro Ka possui obras em importantes acervos como Fundação Vera Chaves Barcellos (Viamão, RS), Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – Margs (Porto Alegre, RS), Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – MAC-RS (Porto Alegre, RS) e Sesc Juazeiro (Juazeiro do Norte, CE), entre outros.

Serviço
Exposição: 'Sandro Ka – tanto barulho por nada'
Curadoria: Ana Albani de Carvalho
Apresentação: Carlos Trevi
Abertura: 24 de agosto de 2017 – quinta-feira, às 19h
Local: Salas Negras do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – Margs, na Praça da Alfândega, s/nº – Centro Histórico, Porto Alegre
Visitação: 25 de agosto até 24 de setembro de 2017, de terça a domingo, das 10h às 19h
Entrada franca

Fonte: SEC RS

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31