RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Nesta sexta-feira (21/07), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) divulgou a abertura de processo de seleção para o cargo de novo Diretor do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), a ser realizado por um comitê de especialistas, nomeado pelo Ministro, Sr. Gilberto Kassab.
A seleção dará origem a uma lista tríplice a ser encaminhada ao referido Ministro.
Poderão se candidatar para o cargo quaisquer cidadãos, brasileiros natos ou naturalizados, com notório conhecimento e experiência profissional nas áreas de atuação do MAST, portadores de diploma de doutorado e que atendam aos seguintes requisitos básicos:
- competência profissional reconhecida para o exercício do cargo;
- visibilidade junto à comunidade científica e tecnológica;
- experiência administrativa e capacidade de promover a agregação entre os servidores do MAST, levando-se em consideração a diversidade de áreas de atuação da instituição - visão de futuro para o MAST e empenho no desenvolvimento integrado científico e tecnológico do País e na participação da instituição no cenário nacional e internacional;
- capacidade para tratar de questões científicas, administrativas, políticas e de visão estratégica relacionadas com o MAST;
- capacidade de interagir com o setor produtivo para a contratação de projetos de desenvolvimento tecnológico e inovação;
- experiência em cooperação nacional e internacional;
- entendimento e comprometimento com a execução do Plano Diretor do MAST e com a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação - 2016-2022 (ENCTI), disponível no sítio do
MCTIC (www.mctic.gov.br).
O processo de seleção é composto por análise dos currículos,documentos e proposta dos candidatos, exposição oral pública das propostas e entrevista individual perante o Comitê de Busca.
O Comitê para o MAST é composto pelas Dras.Márcia Cristina Bernardes Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que o presidirá, e Adriana Benetti Marques Valio, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e os Drs.Augusto Damineli Neto, da Universidade de São Paulo (USP), João Alziro Herz da Jornada, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Vanderlei Salvador Bagnato, da Universidade de São Paulo (USP).
Para candidatura ao cargo, deverão ser enviados até 25 de agosto de 2017, a Presidente do Comitê de Busca, no endereço abaixo enunciado, os seguintes documentos, em papel e via eletrônica:
a) carta solicitando inscrição da candidatura;
b) Currículo Lattes atualizado; e
c) Texto de até cinco páginas, descrevendo sua visão de futuro para o MAST e seu projeto de gestão, alinhado ao Plano Diretor do MAST 2011-2015, o qual foi prorrogado até 2017, disponível no sítio da referida Unidade de Pesquisa (www.mast.br).
Dra.MÁRCIA CRISTINA BERNARDES BARBOSA
Presidente do Comitê de Busca para o MAST
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Bento Gonçalves, 9.500
Rio Grande do Sul - RS
CEP.91.501-970
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Recebidos os currículos, será feita a análise e enquadramento dos candidatos aos pré-requisitos. A lista com as inscrições homologadas será publicada no sítio do MCTIC (www.mctic.gov.br), e também enviadas aos candidatos, assim como as datas e local para a apresentação pública e entrevistas.
Maiores informações poderão ser solicitadas à Diretoria de Gestão das Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais do MCTIC, por meio do endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou pelo telefone (61) 2033-8114.
Também foi anunciada a abertura de seleções para os cargos de diretores do Observatório Nacional e para o Instituto Nacional da Mata Atlântica.
Fonte: Editoria RM (com informações do DOU)