RIO GRANDE DO SUL, Porto Alegre - Foi encerrada nesta segunda-feira (10) a etapa de transferência do acervo do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), que já está em fase de organização em seus novos espaços.

São arquivos nos mais diversos formatos, que contam a historia do Rio Grande do Sul em prosa, verso, música e vestimentas. Os documentos foram encaminhados para a Biblioteca Pública do Estado (BPE), o Memorial do Rio Grande do Sul, o Museu Antropológico – RS (Mars), o Arquivo Histórico, o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (Musecom) e a Discoteca Pública Natho Henn, do Instituto Estadual de Música (IEM), de acordo com a sua especificação. O processo segue agora em cada instituição, que irá incorporar o material ao seu próprio acervo e manter a disponibilidade para pesquisa e exposição.

Uma Comissão, criada em 25 de maio deste ano, reuniu especialistas do quadro da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel) de instituições como o Arquivo Histórico, do Mars, da BPE, do IEM, da Discoteca Pública Natho Henn, do Musecom e do Setor de Protocolo, para garantir o levantamento, catalogação e transferência do acervo.

Presidido por Denise Gress, funcionária do extinto IGTF, o grupo cumpriu o prazo determinado para a execução do trabalho. Além do acervo histórico, também foram distribuídos a instituições ligadas à Sedactel mobiliário e equipamentos, como um estúdio de gravação de áudio, que será instalado no Auditório Luis Cosme, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ).

Já há exposição de indumentária típica no Memorial do RS

Fonte: SEC RS

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31