SÃO PAULO, São Paulo - A Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, realiza em junho a oficina de Projetos expográficos.

Ministrada por Ivanei da Silva, a atividade discute os conceitos envolvidos nas diversas etapas da produção de uma exposição que vai desde o planejamento, pesquisa, adequação de espaço, montagem, contratação  de  serviços  até a  conservação  das  obras  exposta. Voltada para estudantes e profissionais das  áreas de Artes e Museologia, a oficina é gratuita e acontece de 22 a 24 de junho – quinta e sexta às 19h, e sábado às 14h.

Ivanei da Silva é museólogo pela UniRio e mestre em Memória Social e Documentos pela mesma instituição. Atuou em diversos projetos de produção, conservação e montagem de exposições e, atualmente,  trabalha na Poiesis – Instituto de Apoio à Língua, à Cultura e à Literatura, atuando como museólogo da Casa Guilherme de Almeida e da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, onde é responsável pelos projetos expográficos das exposições temporárias realizadas pela instituição.

Sobre a Casa Guilherme de Almeida
Inaugurada em 1976, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista  e advogado paulista  Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do  movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret.

Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da  primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país.

Sobre a Poesis
A instituição, que tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase na  preservação e difusão da língua portuguesa, desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para o complemento da formação de estudantes e público em geral. A POIESIS trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Serviço
Oficina 'Projetos Expográficos'
22 a 24/6. Quinta e sexta, das 19h às 21h. Sábado, das 14h às 18h.
Inscrições gratuitas: http://bit.ly/2qsQziU

Casa Guilherme de Almeida
Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943
Telefone: (11) 3673-1883 / 3672-1391
De terça a domingo, das 10h às 18h.
Site: www.casaguilhermedealmeida.org.br

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31