BAHIA, Salvador - As comemorações do Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, em Salvador, em homenagem a Santo Antônio começam nesta sexta-feira (9), com mais uma edição do projeto ‘Leituras do Mundo’, que recebe, às 17h, a artista plástica Viga Gordilho realizar palestra gratuita com o tema ‘Capturando objetos azuis, rogai por nós!’.

O espaço é vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

Ao explicar a sua ligação com um dos santos celebrados no mês de junho, Gordilho enfatiza que passou a sua infância em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano. “Meus avós maternos viviam na Chácara Conceição, numa linda casa de 1916, repleta de porões, jardins e pomares encantados. No meu imaginário, ainda guardo os sons, os cheiros e formas distintas, especialmente, a cor azul com a qual a vó Domnina ambientava a trezena de Santo Antônio com bordados e rendas elaboradas cuidadosamente com o papel de seda que envolvia a maçã, explica Gordilho, que promete rememorar suas vivências, entrelaçando vida-arte e capturando objetos azuis com distintos matizes”.

Maria Virginia Gordilho Martins é artista visual e professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Com Doutorado em Poéticas Visuais na Escola de Comunicação e Artes da USP, vem realizando exposições individuais e coletivas em espaços culturais, museus e instituições, em várias cidades brasileiras, africanas e europeias. No seu processo criativo, tece reflexões teóricas e plásticas sobre a urdidura genuína da simbologia afro-indígena brasileira, tendo atualmente a natureza como matriz para a sua obra em pintura expandida.

Fonte: Secult BA

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31