RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - O Centro de Documentação e Memória do Instituto Municipal Nise da Silveira participa até o próximo sábado (10/06) da I Semana Nacional de Arquivos – Arquivos abertos, cultura e patrimônio.
A instituição apresentará a mostra 'Hospício de Pedro II: Registros da constituição do alienismo no Brasil no século XIX'. Estão em exposição os documentos referentes ao antigo manicômio, que funcionava na Urca, onde hoje está o campus Praia Vermelha da UFRJ.
O Hospício de Pedro II foi criado pelo decreto nº 82, de 18 de julho de 1841, e foi o primeiro estabelecimento no Brasil a dedicar-se ao tratamento dos chamados "alienados". Até aquele momento, essas pessoas não contavam com qualquer tipo de proteção ou assistência governamental, e perambulavam pelas ruas livremente ou eram tratados como feras enjauladas nas cadeias ou trancados em cubículos das Santas Casas da Misericórdia, hospitais de Ordens Terceiras ou em suas próprias residências.
A I Semana Nacional de Arquivos é uma realização do Arquivo Nacional e da Fundação Casa de Rui Barbosa, com apoio do Ministério da Cultura. A iniciativa é uma das ações previstas no Plano Setorial de Arquivos (2016- 2026), aprovado em 2016 pelo Conselho Nacional de Política Cultural. A data escolhida para a realização deste evento foi justamente na semana em que se celebra o Dia Internacional dos Arquivos: 9 de junho.
Todas as instituições arquivísticas, centros de memória e documentação e demais entidades que abrigam serviços de arquivos do Brasil foram convidados a participar, promovendo eventos de cunho acadêmico ou artístico-cultural durante a semana. A programação inclui apresentações musicais, saraus de poesia, encenações teatrais, palestras e seminários de cunho científico-cultural, e também exposições e outras atividades referentes ou não à divulgação do acervo das instituições participantes. A proposta é abrir os arquivos para a sociedade e divulgar o trabalho de salvaguarda do patrimônio documental desenvolvido no país.
O Instituto Nise da Silveira fica na Rua Ramiro Magalhães, 521, Engenho de Dentro. O horário de visitação da exposição "Hospício de Pedro II: Registros da constituição do alienismo no Brasil no século XIX" é das 9h às 16h.
Fonte: Prefeitura do RJ