SÃO PAULO, São Paulo - Criar estratégias e práticas para preservação de acervos, de forma a garantir a conservação e o acesso aos bens culturais, é uma das missões mais importantes desempenhadas por museus.

Foi com este objetivo que as equipes do Museu da Casa Brasileira e do Museu da Imigração, instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, formaram no final de 2016 um grupo para trocar experiências e soluções sobre procedimentos de conservação preventiva. Esta parceria deu origem ao blog PreservAções, um espaço de publicações dedicado a divulgar materiais sobre a área de preservação lançando em março de 2017.

A partir do relacionamento entre MCB e MI, percebeu-se que os dois museus apresentavam necessidades similares relacionadas ao trato e ao cuidado de seus acervos, ambos compostos por muitos itens de mobiliário, especialmente de madeira, além de objetos de uso doméstico. Essa condição estimulou o compartilhamento de técnicas e expedientes utilizados pelas instituições, culminando na formação do grupo de estudos batizado CPeMus – Conservação Preventiva entre Museus, e um blog para compartilhar essas técnicas, o PreservAções.

A página, já disponível na internet (preservacoes.org.br), é alimentada regularmente pelas duas instituições com soluções criativas e acessíveis. Um dos objetivos do blog é difundir boas práticas a agentes de preservação e conservação de instituições de todo o Brasil, principalmente aquelas com menos recursos ou mesmo que não tenham equipe especializada.

A inspiração para o desenvolvimento do projeto surgiu a partir das questões abordadas pelo ICCROM-Unesco (International Centre for the Study of the Preservation and Restoration of Cultural Property). Em 2007, 15 profissionais de museus de diversos países do mundo criaram o grupo de conservação preventiva Re-org, que apresenta a organização de reservas técnicas e parâmetros para documentação de coleções.

As medidas são destinadas, sobretudo, a museus pequenos (menos de 10.000 itens de acervo) e localizados em países em desenvolvimento. Em médio prazo, as equipes do Museu da Imigração e Museu da Casa Brasileira vislumbram um compartilhamento coletivo de soluções, que poderão ser sugeridas por profissionais de museus de todo o Brasil.
 
SERVIÇO
Blog PreservAções
preservacoes.org.br

Fonte: Assessoria de imprensa - MCB e SISEM SP

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31