MINAS GERAIS, Belo Horizonte - Para comemorar a chegada da Semana Santa, enfeitar as ruas centrais de Ouro Preto e receber no domingo de Páscoa a Procissão de Ressurreição, a população ouro-pretana se reúne no Sábado de Aleluia para confeccionar os tradicionais tapetes devocionais com serragem colorida.

O Museu Casa Guignard participa desta tradição cultural e este ano realiza dois eventos: a confecção de um tapete elaborado por um artista convidado e a disponibilização de uma mostra temporária relacionada ao tema.

A confecção do tapete devocional em frente ao Museu (Rua Conde de Bobadela - antiga Rua Direita, 110, Centro, Ouro Preto/MG) ficará a cargo do artista plástico Jorge dos Anjos, que irá elaborar a peça na noite de 15 de abril, de 22h às 0h. Os tapetes devocionais são uma expressão artesanal coletiva, um saber que se tornou patrimônio imaterial da comunidade local. As serragens dão formas aos desenhos que simbolizam a fé dos homens e ajudam a compor a grandeza dos trabalhos que misturam beleza, religiosidade e tradição.

(foto: divulgação)

Antes disso, nesta sexta-feira (7), às 18h, será inaugurada a exposição “Via Sacra de Guignard”. A mostra reúne as reproduções das pinturas dos catorze passos da paixão de Cristo. Concebida por Alberto da Veiga Guignard sob o nome de “Via Sacra”, a obra, do início dos anos 1960 e que representa o episódio bíblico, tem seus originais dispersos em coleções particulares, o que dificulta a exibição do conjunto completo das telas. Assim, a reprodução da obra passa a ser a forma mais viável de levar ao público este importante e significativo trabalho. Gélcio Fortes, coordenador do Museu, explica que “a coleção é constituída de matéria fina pictórica, como um velho retábulo mineiro, e pode ser apreciada pelo público através das reproduções da mostra”. A abertura da exposição contará com a apresentação do repertório sacro do "Canto da Verônica".

A arte de fazer os tapetes
A tradição de adornar as ruas para passagem de cortejos se perde no tempo e pode ser relacionada à entrada de Cristo em Jerusalém, quando a população cobria as ruas com ramos para a sua passagem. Em Ouro Preto, a confecção de tapetes devocionais remete à reinauguração da matriz do Pilar, no ano de 1733. A festividade, que ficou conhecida como Triunfo Eucarístico, com o passar dos anos foi incorporada e aplicada durante as liturgias da Semana Santa e de outros eventos religiosos.

Sobre o artista
Jorge dos Anjos estudou desenho, pintura, gravura e escultura na Faop/Faculdade de Artes de Ouro Preto, sua terra natal. Aluno de Amílcar de Castro, Ana Amélia e Nello Nuno, desde cedo demonstrou inclinação e interesse tanto para as cores de Nello quanto para o monocromático Amílcar. Jorge dos Santos é considerado um dos criadores mais importantes do país e um dos nomes mais expressivos da arte mineira. Os trabalhos do artista podem apreciados em várias partes do mundo e estão em exposições permanentes em países como Holanda, Alemanha, Portugal e Estados Unidos.

Serviço
Abertura da mostra temporária “Via Sacra de Guignard”, com apresentação sacra do “Canto da Verônica”
Data: 07/04/2017
Horário: 18h      
Local: Museu Casa Guignard – Ouro Preto (Rua Conde de Bobadela – antiga Rua Direita, 110, Centro,Ouro Preto/MG
Entrada: Gratuita

Confecção de tapete devocional pelo artista Jorge dos Anjos
Data: 15/04/2017
Horário: 22h às 0h
Local: Museu Casa Guignard – Ouro Preto (Rua Conde de Bobadela – antiga Rua Direita, 110, Centro,Ouro Preto/MG
Entrada: Gratuita

Fonte: SEC MG

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31