MINAS GERAIS, Belo Horizonte - Espaço de permanente incentivo às expressões artísticas, a Casa Fiat de Cultura lança a segunda edição de seu programa de seleção para exposições individuais ou coletivas na Piccola Galleria.

O local é destinado a novos artistas e foi criado em 2016 com o intuito de incentivar a produção nacional e internacional. A proposta é apresentar e destacar trabalhos inéditos – pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, fotografias, instalações, performances e/ou videoarte – de artistas locais, brasileiros ou estrangeiros. Os interessados podem se inscrever, de 3 de abril a 3 de maio de 2017, segundo as orientações do 2º Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura, disponível no site www.casafiatdecultura.com.br.

Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura (Foto: Leo Lara Studio Cerri)

O processo de inscrição é simples, e não há limite de idade para participar. O grande diferencial da seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura está nas ações conjuntas entre a curadoria e o Programa Educativo da instituição. Durante o período das mostras, os educadores oferecem visitas mediadas para públicos agendados e espontâneos. Utilizando o conceito ampliado de acessibilidade, a mediação visa facilitar o acesso ao espaço e aos conteúdos não apenas para pessoas com deficiência, mas para todos os públicos. Gratuitas e abertas ao público, as atividades educativas dialogam com a exposição, estimulando as múltiplas possibilidades de reflexão, particulares a cada mostra.

Na seleção de 2016, 40 artistas se inscreveram e seis foram selecionados: Antonio Pinto da Fonseca Junior, Daniel Pinho, Daniel Tavares, Marcus Amaral, Renata Laguardia e Thaieny Dias. As duas últimas artistas ainda apresentarão seus trabalhos, até junho de 2017. Para esta segunda edição, um novo comitê de artistas e especialistas será responsável pela escolha dos trabalhos.

"O público correspondeu à Piccola Galleria de modo compatível com nossa expectativa. Faltando ainda duas mostras, das seis programadas, mais de 30 mil visitaram o novo espaço. A segunda série, para a qual estamos abrindo as inscrições, irá certamente superar este resultado" destaca o presidente da Casa Fiat de Cultura, José Eduardo de Lima Pereira.

A Piccola Galleria é um ambiente dedicado às artes visuais, situada ao lado do painel "Civilização Mineira", de Candido Portinari, no Hall Principal da Casa Fiat de Cultura. O pequeno recinto é destinado a exposições de curta duração, mas com toda a visibilidade que a instituição enseja. No espaço, são realizados dois tipos de mostras: aquelas programadas pela própria Casa Fiat de Cultura e as destinadas a artistas que inscreveram seus trabalhos, por meio do processo de seleção simples e informal. Local intimista e com grande circulação de público, a Piccola Galleria conta com a chancela da Casa Fiat de Cultura e do Circuito Liberdade, um dos mais importantes corredores culturais do país.

Como participar
O artista interessado deverá entregar material contendo nome e conceito da exposição, lista de obras a serem apresentadas, categoria (pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia, videoarte, instalações e performances) e dados pessoais na recepção da Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10, Funcionários – Belo Horizonte, Minas Gerais), mediante protocolo, até às 21h do dia 3 de maio de 2017.

O material entregue também deve conter fotos em alta resolução das obras de arte; lista de obras com identificação, medidas, técnica e ano de produção; currículo do artista; proposta curatorial e textos-base.

As demais orientações podem ser obtidas no programa de seleção disponibilizado no site www.casafiatdecultura.com.br. A resposta será encaminhada, via e-mail, em um prazo de até 60 dias.

Casa Fiat de Cultura
Há 10 anos, a Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural mineiro, ao apresentar, em Belo Horizonte, 30 importantes exposições, de renomados artistas brasileiros e internacionais. A grande arte de Caravaggio, Chagall, De Chirico, Rodin, Tarsila do Amaral e outros pôde ser apreciada e discutida de forma gratuita ao longo dos anos, por todos os públicos, de todas as idades e classes sociais.

Sempre com mostras inéditas, a instituição, mantida pelas empresas do Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e CNH Industrial, desenvolve um Programa Educativo que é peça fundamental nesse trabalho de valorização e de ampliação do conhecimento proporcionado a seu público. Para cada exposição, são idealizados conceitos e temáticas a serem trabalhados em atividades educativas, em um modelo de Ateliê Aberto, que proporciona aos visitantes um espaço de experimentação livre e de participação nos processos do fazer criativo.

Cerca de 2 milhões de pessoas já visitaram a Casa Fiat de Cultura e mais de 300 mil pessoas participaram das atividades educativas. Para cada público, uma abordagem especial é adotada, com o intuito de encantar e transformar, de maneira positiva, o imaginário de cada visitante. É com esse espírito de envolvimento e inclusão que a Casa Fiat de Cultura tornou-se referência no Brasil, por meio da arte e da cultura, ao proporcionar experiências memoráveis ao público.

SERVIÇO:
2º Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura
Inscrições: 3 de abril a 3 de maio de 2017

Casa Fiat de Cultura
Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h – Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Informações:(31) 3289-8900
www.casafiatdecultura.com.br
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram:@casafiatdecultura
Twitter: @casafiat
www.circuitoculturalliberdade.com.br

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31