MINAS GERAIS, Tiradentes - A histórica cidade de Tiradentes (Território Vertentes) volta sua atenção para a arte capaz de captar o real na singularidade de seu instante.

De 22 a 26 de março, a cidade histórica recebe a sétima edição do Festival de Fotografia, um dos mais importantes para a fotografia autoral brasileira. O evento, que reúne artistas e curadores para discutir e apresentar a fotografia contemporânea, conta com exposições, debates, lançamentos de livros, projeções noturnas e atividades educativas. De acordo com Eugênio Sávio, curador do festival, a programação transita entre a contemplação e a qualificação. “As pessoas poderão participar de palestras, workshops e exposições temáticas, que ampliarão seus conhecimentos sobre os rumos da fotografia”, explica Eugênio.

Realizado com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Festival de Fotografia recebe a presença dos renomados fotógrafos espanhóis Cristina de Middel e J.R. Duran. Middell, reconhecida como uma das referências na edição de fotolivros, será entrevistada pelo diretor do FotoRio, Milton Guran, no dia 25, às 14h. E Duran participará de um debate sobre a publicação Rev. Nacional, da qual é editor, na sexta (24), também às 14h. A programação do evento será centralizada no Centro Cultural Yves Alves, localizado na Rua Direita, 168, no centro de Tiradentes.

Um dos destaques da 7ª edição é a mostra fotográfica “Oriente Risco”, que apresenta obras de 17 profissionais residentes no nordeste do país, selecionados por meio de convocatória pública em 2016. Além disso, estão programadas palestras e projeções noturnas no dia 24 e 25 de março.

Segundo Eugênio, profissionais com produção artística representativa no cenário da fotografia participarão das diversas atividades propostas pelo evento. Entre os confirmados estão Anna Kahn, Alexandre Belém, Daniel Sosa, Éder Chiodetto, Inês Bonduki, Joaquim Paiva, Mauro Restiffe, Nydia Negromonte, Patrícia Veloso, Rafael Roccato, Renata Marquez, Rogério Assis. “O objetivo é fomentar a relevância e a beleza desta arte para a sociedade. Por isso, oferecemos uma programação gratuita, capaz de agradar a todas as pessoas”, destaca Eugênio.

Cerca de 20 artistas foram convidados para ministrar 15 palestras gratuitas e 15 workshops que estão com chamadas abertas para inscrição antecipada pelo site www.fotoempauta.com.br/festival2017/workshop/. Os cursos de qualificação visam estimular a produção criativa em diferentes possibilidades e explorar a fotografia na arte contemporânea e na capacidade crítica de criar novos mundos.

Para acessar a programação completa do Festival de Fotografia de Tiradentes basta clicar aqui.

Sobre o Festival
Desde 2004 o projeto Foto em Pauta realiza em Belo Horizonte debates gratuitos e abertos ao público sobre o trabalho fotográfico brasileiro, além de possibilitar aos convidados conhecer a obra de grandes artistas e conversar com os próprios autores sobre a concepção do seu trabalho. Em Tiradentes, o Festival de Fotografia é realizado desde 2011 com a mesma proposta de divulgar a produção fotográfica brasileira e fomentar o desenvolvimento da linguagem artística no Brasil.

A realização do evento ganhou força graças à solidificação das parcerias com apoiadores e patrocinadores, bem como a colaboração dos fotógrafos envolvidos, que participam das exposições e ministram palestras e workshops. O Festival é realizado com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais; tem o patrocínio da Oi e do Itaú, e o apoio do Oi Futuro, Itaú Cultural, SESI, UFMG e FIAT.

Do seu início até hoje, o Festival de Fotografia de Tiradentes impressiona pelos números: já reuniu trabalhos de 466 fotógrafos em 55 exposições, além de lançar 68 livros de fotógrafos e realizar 77 palestras e 91 cursos e workshops. Todo este esforço demonstra a importância do festival para o debate e a democratização da fotografia autoral brasileira. E os resultados já podem ser sentidos nesta edição, que já recebeu 563 autores inscritos para duas convocatórias abertas ao público, com fotografias e livros recebidos de todos os lados do Brasil.

SERVIÇO
7º Festival de Fotografia de Tiradentes
Data: 22 a 26 de março de 2017
Locais: Centro Cultural Yves Alves, Rua Direita, nº168 - Tiradentes/MG
Inscrições para as oficinas: www.fotoempauta.com.br/festival2017/workshop/
Informações sobre o festival: www.fotoempauta.com.br/festival2017

Fonte: SEC MG

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31