PERNAMBUCO, Recife - A Representação Regional Nordeste do MinC (RR-NE) ganhará, em breve, uma nova sede, no jardim ecológico da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no Recife.

Na manhã desta segunda-feira (13), foi realizada a assinatura do termo de cessão de uso do imóvel do casarão Francisco Ribeiro Pinto Guimarães, que abrigará a RR Nordeste.

Fachada principal do casarão onde funcionará a Representação Regional Nordeste
(Foto: Janine Moraes - Ascom/MinC)
Participaram da cerimônia de assinatura do termo o ministro da Cultura, Roberto Freire, o ministro da Educação, Mendonça Filho, o presidente da Fundaj, Luiz Otávio de Melo Cavalcanti, e a chefe da Representação Regional Nordeste do MinC, Maria do Céu. Na ocasião, tomou posse como coordenadora do cinema da Fundação a jornalista Ana Farache.

"A integração entre cultura e educação é um dos pontos fortes da Fundaj. É importante destacar que a Representação Regional Nordeste do MinC, agora em sua sede própria, pode dialogar com o braço da cultura que existe dentro do Ministério da Educação, que é a Fundaj", destacou o ministro da Cultura, Roberto Freire.

Desde 2015, quando houve um incêndio na sede, a RR Nordeste estava funcionando provisoriamente no auditório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). De acordo com Maria do Céu, voltar a ser um ter espaço próprio é muito importante.

"Temos também, nesse mesmo sítio da Fundaj, o Museu do Homem do Nordeste e o cinema da Fundaj, que é concorridíssimo. Estamos ocupando nosso espaço. Isso dá a força e a visibilidade que o Nordeste precisa. Temos aqui no Nordeste a fonte que alimenta muito a nossa cultura. O que a gente conseguiu hoje não é um discurso, é uma ação concreta para botar nossa cultura no lugar que ela merece", ressaltou.

A ideia, segundo a chefe da representação, é ir para a nova sede assim que possível. "O processo de licitação está encaminhado. A princípio, mudamos em março", explica Maria do Céu.

A cessão de uso do solar Francisco Ribeiro Pinto Guimarães terá duração de 24 meses. O prédio tem uma área útil de 552m e está localizado na Av. 17 de agosto, 2128, Casa Forte, na zona norte do Recife. Atualmente, a Representação Regional Nordeste do MinC está atendendo na sede do IPHAN PE, na Avenida Oliveira Lima, 824, bairro da Boa Vista, região central do Recife.

Fonte: MinC (com informações da Representação Regional Nordeste)

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31