DISTRITO FEDERAL, Brasília - Os ministros da Cultura, Roberto Freire, e da Defesa, Raul Jungmann, selaram na manhã desta quarta-feira (1º), em Brasília, parceria para revitalizar o Parque Histórico Nacional dos Guararapes, localizado no município de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana de Recife (PE).

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o parque foi palco de um dos mais importantes episódios da história nacional: a Batalha dos Guararapes (1648-1649), que consistiu no enfrentamento entre as forças portuguesas e holandesas pelo controle de boa parte da região Nordeste do Brasil. As batalhas resultaram no fim da ocupação holandesa e na consolidação da soberania portuguesa na área, que hoje faz parte do Grande Recife. O Dia do Exército Brasileiro (19 de abril) é comemorado na data da vitória brasileira na 1ª Batalha dos Guararapes, em 1648.

Criado em 1971, o parque conta com uma área de 3,63 quilômetros quadrados, parte dela sob responsabilidade do Exército. No local, também está a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes, templo barroco que guarda os restos mortais dos heróis das lutas travadas no local.

A Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes guarda os restos mortais
dos heróis das lutas travadas no parque (Foto: Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes)

O ministro Roberto Freire quer investir na infraestrutura do parque para receber turistas e a comunidade, com um local que abrigue uma exposição sobre a sua importância histórica. "Queremos um grande projeto unindo esses dois ministérios: o da Defesa e o da Cultura. Além do memorial, ele deve ter alguma infraestrutura para lhe dar sustentabilidade. Não podemos deixar passar a oportunidade de dar uma destinação a um sitio histórico como aquele", afirmou.

O ministro Raul Jungmann destacou que o projeto deve prever a recuperação das edificações existentes no parque. "O local foi berço da formação da nossa nacionalidade, onde surgiu o sentimento de pátria. Tem grande significado para o País e, por isso, é importante sua preservação e revitalização", apontou.

Acompanhados da secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC), Débora Albuquerque, e do secretário-geral do Ministério da Defesa, general Silva e Luna, os ministros iniciaram as tratativas para organizar como será a elaboração do projeto, definir responsabilidades e ampliar o número de parceiros envolvidos, entre eles entidades vinculadas ao MinC e a Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes.

Fonte: MinC - Camila Campanerut (com informações do Ministério da Defesa)

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31